Atualizado em: 29 de setembro de 2022

Veja como organizar a casa e … a vida, depois de mudanças, como a chegada aos 50 anos

“A sua casa é a extensão do seu corpo. É o seu porto seguro, seu abrigo. É onde você repousa, sua mente relaxa e muitas experiências são construídas. Assim como devemos cuidar do nosso corpo como nosso templo, devemos cuidar da nossa casa como parte de nós”, diz Nalini Grinkraut, especialista em organização, desapego e bem estar.

Nalini é uma das quatro profissionais brasileiras especializadas e certificadas pelo método KonMari™, de Marie Kondo, especialista em como organizar a casa mais conhecida e seguida do planeta.

Ela construiu carreira na área de Marketing e depois se formou como personal organizer ajudando as pessoas a arrumarem suas casas, obtendo mais bem-estar e qualidade de vida a partir da organização.

Casa arrumada, vida leve

livro Casa arrumada, vida leve

Nalini Grinkraut é autora do livro “Casa Arrumada, Vida Leve” (Harper Collins) onde defende que as pessoas passem a ter uma relação mais saudável não só com a arrumação, mas também com a existência da bagunça.

Seu desejo é desmistificar a organização e mostrar um caminho para se ter paz e harmonia dentro de casa de uma maneira leve e realista. Seu livro também aborda temas como consumo consciente, mudança de hábitos e comportamentos, autoconhecimento e relacionamentos familiares.

A inspiração para escrever o livro surgiu de sua experiência pessoal.

 “Você já teve a sensação de que não importa o quanto organize a sua casa, parece só estar mudando a bagunça de lugar?”

 “Você já teve a sensação de que não importa o quanto organize a sua casa, parece só estar mudando a bagunça de lugar?”

Após o casamento, a mudança de apartamento e a chegada dos filhos, Nalini Grinkraut, que até então se considerava uma pessoa organizada, percebeu que havia perdido o controle da própria bagunça.

Então, ela decidiu desvendar os mistérios da arrumação e aprender a organizar de fato. Foi aí que conheceu Marie Kondo, que a fez mudar sua percepção da organização, e a inspirou a seguir carreira como personal organizer e criar o próprio método de arrumação.

A autora traz reflexões sobre como nossas emoções, personalidade e rotina influenciam o ambiente em que vivemos e vice-versa. Além disso, nos mostra que é possível desenvolver uma relação mais consciente e saudável não só com a organização, mas também com a bagunça e nossos hábitos de consumo.

Como organizar a casa diz muito sobre nós

Nalini Grinkraut, personal organizer arruma um vaso

Nós conversamos com a personal organizer Nalini Grinkraut. Ela falou sobre como organizamos a casa diz muito sobre nós. Falou também sobre a maturidade da mulher, aquela fase que começa perto dos 50 anos e quando dá uma vontade de mudar tudo.

As mulheres vivem verdadeiras revoluções aos 50 anos. É um bom momento para uma “faxina”?

“Toda mudança de fase ou marco na nossa vida traz consigo mudanças que nos fazem revisitar diversos aspectos da nossa vida. Em momentos como esses, arrumar a casa nos ajuda nesse processo de acolher esse novo momento, trabalhar o autoconhecimento, fazer novas escolhas e abrir espaço para o que realmente faz sentido naquele momento”.

Essa fase marca mudanças importantes para a mulher e fazer essa limpeza pode ajudá-la a visualizar com mais facilidade o que realmente importa. Fazer esse tipo de faxina nos ajuda a sair do automático e olhar com atenção para as necessidades e objetivos desse novo  momento.”

No livro “Casa arrumada, vida leve” você fala sobre uma relação saudável com a arrumação. Existe bagunça saudável?

“A vida é movimento e o movimento faz com que as coisas saiam do lugar, baguncem. Bagunçar é saudável quando você sabe o que tem, guarda o que realmente usa e as coisas tem lugar para serem guardadas. Nesse caso a bagunça é temporária e facilmente resolvida.

A bagunça não é saudável quando se torna uma desorganização mais profunda. Quando você desconhece as coisas que tem, guarda excessivamente itens que não usa mais, as coisas não tem lugar para serem guardadas; quando não há conhecimento ou sentido para o que deve ser mantido.”

No livro, você também fala sobre mudar comportamentos. Quais são eles?

“Para que haja mudança é preciso primeiro compreender qual comportamento que está te atrapalhando e a partir daí agir para resolvê-lo.

Por exemplo, se você tem o hábito de “esconder” a bagunça, guardando de qualquer jeito as coisas dentro dos armários e espaços de armazenamento para tirar da frente a bagunça, será preciso um olhar mais atento para ajustar esse comportamento. Será necessário aprender a lidar e resolver a bagunça, não apenas escondê-la.

No livro “Casa arrumada vida leve: o poder da organização”, são abordados os 12 tipos de comportamentos que nos atrapalham para manter a organização e quais atitudes podemos tomar para melhorá-los.

Conhecer e entender qual o comportamento que está afetando sua organização é o primeiro passo para trabalhá-lo”.

O que uma casa pode dizer sobre a pessoa que vive ali?

“A casa é um reflexo de quem somos e ela diz muito sobre nós e como estamos.

A forma como cuidamos dos nossos pertences, sobre as escolhas do que vamos manter e os hábitos que temos dentro dela dizem muito sobre nós.

Se sua casa está bagunçada, com tudo abandonando, quebrado, coisas que não fazem sentido guardar é possível que sua vida pessoal também esteja desorganizada. A falta de prioridade no cuidado com o seu lar demonstra a falta de prioridade no cuidado com você mesma.”

Dicas de como organizar a casa

A chegada da Primavera traz um sentimento de renovação. Por isso, a Nalini Grinkraut preparou essas dicas de como organizar a casa para a nova estação.

Guarde os casacos e itens mais pesados

Como na primavera os dias de frio intenso serão esporádicos, a orientação é, se necessário, limpe os casacos mais grossos, cobertores e acessórios de inverno e guarde-os em locais menos acessíveis (mesmo que você possa precisar deles antes do próximo inverno, o uso já reduzirá bastante).

Aproveite para fazer o desapego dos itens que não são mais utilizados

É natural guardarmos coisas que depois de um tempo deixamos de usar ou gostar. De tempos em tempos, fazer essa revisão dos seus itens vai te ajudar a liberar espaço e ainda ajudar outras pessoas que podem se beneficiar dos itens que estavam parados na sua casa.

Deixe arejar os ambientes

Deixar a casa ventilar tem inúmeros benefícios para a saúde, além de uma sensação de frescor e bem-estar. Quando as janelas estão abertas e o ar circula, evita a propagação de vírus e bactérias, além de permitir a entrada de sol que ajuda a combater o mofo e traz vitalidade para o ambiente.

Enfeite a casa com flores

Além de alegrar o ambiente pelas cores, as flores também podem trazer fragrâncias agradáveis para nossas casas. Você não precisa fazer da sua casa um jardim, mas escolha aquelas que consiga cuidar e que combinem com a sua decoração.

Organize suas gavetas

Ter a gaveta arrumada nos faz aproveitar melhor seu espaço útil, trazendo praticidade para o dia a dia além de uma sensação de bem-estar por ver as roupas ou objetos bem acomodados. Além disso nos faz ganhar tempo para encontrar o que precisamos.

Veja mais dicas da Nalini em seu canal no youtube.

O livro “Casa arrumada, vida leve”, da personal organizer Nalini Grinkraut, está disponível aqui.

Imagem: Divulgação.

……….

Gostou desse conteúdo? Quer receber nossas dicas de bem estar, estilo, beleza e compras para mulheres 45+? Inscreva-se em nossa Newsletter .

Compartilhe com as amigas!

emogi dando beijinho
Fique SempreBem+

Inscreva-se em nosso boletim informativo semanal. Fique por dentro de histórias que vão inspirar você na nova idade!

[mailpoet_form id="1"]