Atualizado em: 30 de agosto de 2023

Como a menopausa mudou a vida da Leila Rodrigues, empresária e escritora, e se tornou um novo propósito depois dos 50 anos

Somos a soma de nossas experiências, tanto as boas, quanto as ruins ou as inesperadas. Mesmo aquelas perturbadoras podem nos direcionar para novos caminhos antes nunca pensados.

Leila Rodrigues tem uma história de vida com uma reviravolta. Empresária do setor de tecnologia em Divinópolis – MG, Leila Rodrigues entrou em menopausa precoce bem antes da média mundial que é de 51 anos, um fato biológico coberto de tabus e desafios para as mulheres.

“Eu tinha 41 anos quando descobri que já estava no climatério. Eu não esperava por isso naquele momento. Foi um susto muito grande! E junto com o susto, todos os sintomas juntos. Ela interferiu na minha vida toda. Eu tive de aprender o que era menopausa, tive de aprender a interpretar as reações do meu organismo e encontrar as saídas que davam certo para mim, naquele momento. Foi realmente um turbilhão.”

A forma como ela encarou a situação definiu uma nova trajetória de sua vida, com novas realizações e novas alegrias.

LEILA RODRIGUES CRIOU O MENOSPAUSA

Depois de entrar em uma menopausa precoce, a empreendedora Leila Rodrigues iniciou um novo caminho que mudaria seu modo de vida. A batalha para compreender e superar o que estava acontecendo com seu corpo, levou Leila à busca de conhecimento o que lhe trouxe novas possibilidades de realização pessoal e profissional.

Atuando como empresária por décadas, Leila passou a se dedicar à sua causa pessoal: falar sobre a menopausa, um tema restrito na sociedade e um grande desafio para as mulheres beirando os 50 anos. E que ela estava vivendo pouco depois dos 40, a tal da menopausa precoce, menos falada ainda.  

Leu muito, conversou com médicos e outros especialistas, refletiu sobre os sintomas que a menopausa lhe impunha.

Com otimismo e disposta a viver da melhor forma o que a biologia impõe a todas as mulheres na meia idade, Leila escolheu a perseverança e o humor. Um olhar positivo da vida que é sua característica. Usando uma habilidade sempre cultivada, a escrita, ela escreveu o livro “Hormônios me ouçam”.

Ao mesmo tempo, iniciou um trabalho voluntário fazendo palestras para mulheres em centros de saúde de Divinópolis.

Criou um perfil no Instagran “menospausamaisvida”, que diz muito sobre o que ela pensa sobre o assunto. E foi conquistando a empatia e simpatia de milhares de seguidoras, fez novas amizades, viajou, voltou a sonhar.

Disso tudo surgiu um novo propósito de vida: ela criou uma consultoria que pretende promover a inclusão etária e a valorização da força de trabalho feminina.

Afinal, a menopausa tem sido motivo de preconceito contra as mulheres na meia idade também no ambiente de trabalho, um desperdício dos talentos e capacidades de mulheres cultivados em anos de experiência profissional e de vida delas.

VALORIZAÇÃO DA MULHER NO CLIMATÉRIO

Nós conversamos com a Leila, essa jovem de 55 anos, sobre todas as mudanças em sua vida e o novo propósito que ela está iniciando.  

Quantos anos você tem? 55 anos!

Como foi a sua vida profissional?

Eu construí minha carreira na tecnologia. Trabalhei por 25 anos nesta área sendo os últimos oito anos como CEO

Como vc começou o Menospausa, há 5 anos?

O Menospausa surgiu da vontade de ajudar outras mulheres que estivessem passando pelo climatério. Eu fiz uma formação em coach para ter ferramentas para me aproximar desta mulher e comecei nos postos de saúde, depois vieram as palestras e depois a rede social.

O Menospausa se transformou em uma consultoria. Conta um pouco sobre esse empreendimento.

Assim como foram instituídos o “mercado do casamento” e o “mercado da gestação”, a demanda criou o mercado da menopausa, um mercado que cresce a cada dia. Porém, sabe-se muito pouco sobre essa mulher. A consultoria chega para suprir essa carência e criar uma conexão entre produtos e clientes.

Um dos grandes problemas da menopausa é o desconhecimento das mulheres de como isso acontece e, claro, o grande preconceito contra elas nessa fase.

Como o Menospausa pode contribuir para mudar essa situação?

Um dos pilares do Menospausa é o projeto social Menospausa Maisvida que já existia, porém agora tem um novo formato com uma abrangência bem maior. O projeto tem cunho educativo e visa preparar a mulher para enfrentar a transição menopausal com mais confiança e assertividade.

Você formou uma equipe de profissionais para essa empreitada?

Eu tenho um time maravilhoso comigo, todas com amplo conhecimento em climatério dentro de suas expertises: ginecologista, psicóloga, fisioterapeuta pélvica, nutricionista e preparadora física.

Como você se sente por ter mais de cinquenta anos?

Muito bem. Não penso muito no número, sou uma pessoa de ação. Não sei parar, não saberia parar. Trabalhar me faz bem. Nossos limites mudam e precisamos respeitá-los.

Quais mudanças você experimentou depois dos 50 anos?

Eu fiz muitas mudanças nos últimos 5 anos. Eu era uma workaholic. Hoje não abro mão da minha qualidade de vida. Faço atividade física todos os dias, mudei hábitos alimentares e me libertei de alguns pesos mentais.

Qual sua filosofia de vida?

A minha filosofia de vida é, primeiramente, ser fiel à minha essência e segundo, dar ao corpo e à mente o alimento certo para que fiquem bem. Adotei a yoga, a dança e o mindfulness como minhas fontes de vida. E posso dizer que essas três fontes me revigoram.

MENOSPAUSA – A CONSULTORIA SOBRE MENOPAUSA

A empresa nasce com propósito de colocar a menopausa na agenda corporativa para desenvolvimento de novos produtos e programas internos de apoio à mulher do climatério.

A empresa chega com três pilares sólidos e muito bem definidos.

  1. CONSULTORIA ESTRATÉGIA: para desenvolvimento de produtos e serviços para a mulher do climatério.
  2. PROGRAMA DE MENOPAUSA NAS EMPRESAS: que visa a orientar e acompanhar as mulheres na fase de transição menopausal e, junto com os clientes, desenvolver programas internos que possam contribuir com o climatério das participantes e orientar os líderes sobre o que se passa nesta fase.
  3. PROJETO SOCIAL MENOSPAUSA MAIS VIDA: que educa mulheres sobre o que é a menopausa e qual o papel da mulher e da sociedade neste processo. O projeto social já existe e agora, como parte social do negócio ganha ainda mais força para continuar preparando mulheres para esta etapa.

Para se conectar com a Leila:

Instagram

E-mail: assessoria@menospausamaisvida.com.br

Celular / Whatsapp (37) 99807 2246

Imagem: Divulgação.

______________________________

Para ler o livro “Hormônios, me ouçam”, de Leila Rodrigues: Compre na Amazon.

Livro Hormônios me Ouçam

Para receber mais informações sobre bem-estar, autocuidado, beleza, menopausa e dicas de compras para mulheres 40+50+60+? Siga-nos no Facebook e Instagran. Inscreva-se em nosso boletim semanal.

Compartilhe com as amigas!

emogi dando beijinho

Fique SempreBem+

Inscreva-se em nosso boletim informativo semanal. Fique por dentro de histórias que vão inspirar você na nova idade!

[mailpoet_form id="1"]