Atualizado em: 26 de julho de 2022

Em qualquer idade, ler os livros da francesa Simone de Beauvoir, é um convite ao autoconhecimento, como mulher

Simone de Beauvoir é uma das mais importantes escritoras do nosso tempo. Ela escreveu romances, ensaios, biografias e autobiografias. Falou de política e sociologia. Falou também sobre o empoderamento feminino e a condição da mulher e influenciou o movimento feminista no mundo. São livros que continuam atuais, lidos por pessoas de todas as idades.

Ler Simone de Beauvoir nos ajuda a compreender a nossa própria trajetória de vida e a compreender porque passamos por determinadas experiências, como mulheres.

Quem ainda não viu a frase “Não se nasce mulher, torna-se mulher”?  Ela abre o segundo volume do livro “O segundo sexo”, lançado em 1949, sendo um dos mais importantes pensamentos sobre o feminismo. O livro, uma análise sobre gênero e a repressão da mulher, ajudou a construir o pensamento feminista. Livro fascinante para ser lido na juventude ou na maturidade.

Simone nasceu em 1908 e faleceu em 1986.

O livro Os Mandarins é considerado um dos mais importantes da escritora. Seus livros de memórias Memórias de uma Moça Bem- Comportada (1958); A Força da Idade (1960) e o A Força das Coisas (1963) falam dos períodos mais importantes de sua vida e dos eventos que construíram seu pensamento.  

Sobre o envelhecimento e a morte, Simone demonstrou certa inquietação no livro A Cerimônia do Adeus(1981), o último que ela publicou em vida.

Abaixo, uma seleção das obras de Simone de Beauvoir. A lista contém a última biografia de Simone, escrita pela filósofa Kate Kirkpatrick.

…………………………

 Os produtos que apresentamos aqui são selecionado de forma independente por nossos editores. Quando você utiliza um link para adquirir algo de que gostou muito, podemos receber uma pequena comissão do anunciante.

Livro O Segundo Sexo de Simone de Beauvoir

O Segundo Sexo

Compre na Amazon

Lançado há mais de 70 anos, o livro causou comoção quando foi lançado por sua ousadia. Hoje, continua impactando o debate sobre a condição da mulher. Litura mais que importante.

…..

memórias de uma moça bem comportada de Simone de Beauvoir

Memórias de uma moça bem-comportada

Compre na Amazon

Autobiografia onde Simone mostra sua infância religiosa numa família de classe média parisiense, a adolescência rebelde e a posterior devoção à literatura. Suas amizades, interesses amorosos, mentores e a duradoura relação com o escritor e filósofo existencialista Jean-Paul Sartre.

…..

livro as memórias de simone de beauvoir

Memórias de Simone de Beauvoir – trilogia

Compre na Amazon

A Editora Nova Fronteira reuniu a trilogia autobiográfica da escritora em box.

Memórias de uma moça bem-comportada nos mostra sua infância religiosa numa família de classe média parisiense.

A força da idade é um relato dos anos decisivos na formação literária, filosófica e política da intelectual francesa.

A força das coisas inicia-se na Paris da Libertação, abordando os acontecimentos políticos, relatos de viagens, pessoas e filmes que marcaram sua vida.

…..

livro todos os homens são mortais

Todos os homens são mortais

Compre na Amazon

Um dos livros mais fascinantes da escritora, ele questiona sobre o poder, a cobiça, a morte, o prazer, o destino e a transcendência. Ensaio em forma de ficção, o livro é visto como uma introdução à filosofia existencialista de Simone de Beauvoir.

…..

Balanço final de Simone de Beauvoir

A velhice

Compre na Amazon

Ensaio publicado em 1970, permanece atual e imprescindível para compreendermos o avançar da idade madura, em todos os seus aspectos. Simone de Beauvoir faz uma revisão histórica e propõe uma mudança na forma de encarar esse período da vida.

…..

Uma vida, biografia de Simone de Beauvois

Simone de Beauvoir: Uma vida

Compre na Amazon

Escrita pela filósofa Kate Kirkpatrick, esta nova biografia traz cartas e diários inéditos que joga luz sobre questões da vida de Simone de Beauvoir. Ela mostra a engenhosidade do pensamento de Simone e reforça seus princípios éticos e morais e como eles se transformaram em posições políticas depois da guerra.

…………………………

Gostou desse conteúdo? Quer receber nossas dicas de bem estar, estilo, beleza e compras para mulheres 45+? Inscreva-se em nossa Newsletter .

Compartilhe com as amigas!

emogi dando beijinho

Fique SempreBem+

Inscreva-se em nosso boletim informativo semanal. Fique por dentro de histórias que vão inspirar você na nova idade!

[mailpoet_form id="1"]