Atualizado em: 26 de junho de 2020

Com o mundo bagunçado pela pandemia, cresce a procura pelo yoga e a meditação. A professora de yoga, Sonia Maggiotto, explica os benefícios dessas práticas para o corpo e mente.

A pandemia do Covid-19 surgiu do nada no início deste 2020. Interrompendo vidas, adiando sonhos, confinando todo mundo dentro de casa sem saber o que estava acontecendo. Apenas, que tinha que ficar longe das pessoas, principalmente daquelas que amam. O dinheiro diminuiu. Ou sumiu de vez.

Esse tsunami global acabou afetando as pessoas com estresse, desesperança ou apenas tédio.

Impossível controlar esse mundo. Talvez, por isso, muita gente se volte para seu mundo interior, numa busca por novos significados, tranquilidade e esperança. E, para isso, procure práticas que possam levar a esse ambiente mental, interno.

E, hoje, onde nós buscamos tudo o que queremos saber? Na internet.

Procura por yoga e meditação na internet cresce 50% na quarentena

Um levantamento da SEMrush, empresa de marketing digital, determinou que a pesquisa pelo termo “Yoga” cresceu 50% entre fevereiro e abril nos mecanismos de busca, como o Google. O termo “Meditação” teve um crescimento ainda maior, de 82%. E a busca por “tapete de yoga” cresceu 735% no mesmo período.

O Dia Internacional da Yoga, em 21 de junho, oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU), chamou ainda mais atenção para o yoga, prática conhecida por ser boa para a saúde física e mental.

Além disso, o yoga não exige muito espaço ou ferramentas, além de ser uma ótima forma de relaxamento, cumprindo as necessidades de um exercício caseiro.

O interesse pelo yoga na quarentena, segundo a pesquisa, predomina entre iniciantes da prática e por quem procura aulas on line.

A prática do yoga e meditação levam à tranquilidade. Foto: Irina L – Pixabay.

Yoga e meditação: práticas milenares agora on-line

A jornalista e professora de yoga, Sonia Maggiotto, adaptou-se rapidamente às transformações impostas pela pandemia. As aulas presenciais deram lugar a aulas on-line, e os alunos se adaptaram.

Sonia Maggiotto conversou com SempreBem sobre os benefícios do yoga e da meditação.

Sonia Maggiotto: benefícios da yoga e meditação.

Yoga é religião ou filosofia?

Yoga é uma filosofia de vida. Muito mais do que posturas físicas, mais conhecidas no ocidente, o Yoga parte de princípios éticos e envolve também gestão da energia vital e meditação. Yoga não é uma religião e é praticado no mundo todo por pessoas de todas as religiões.

Quais os benefícios do yoga?

Yoga traz muitos benefícios para o praticante. Os “asanas”, as posturas psico-físicas, atuam diretamente no corpo trazendo força, flexibilidade e equilíbrio, como consequências positivas. O objetivo maior da prática é vencer a inquietude da mente.

Ao nos aprofundarmos na prática, além do bem-estar físico e mental, ganhamos muito em saúde, na qualidade do sono, no controle da ansiedade etc, e passamos a refletir e a buscar algo mais, como o entendimento de quem somos, identificando o essencial e o real.

Quando oferecemos yoga para crianças, seja em pequenos grupos ou em escolas, logo observamos uma mudança no comportamento. Elas ficam mais concentradas e calmas no dia a dia, além de melhorar a relação entre elas, que passam a ter mais respeito uns com os outros.

No yoga family, o momento de atividade de pais com filhos permite uma oportunidade de conexão e conversas sobre valores humanos, emoções e sentimentos, temas às vezes esquecidos no dia a dia. 

Porque meditar faz bem?

A meditação é um momento de pausa, quando entramos em contato conosco mesmos. O “descanso” da mente traz clareza e permite o despertar de potenciais de criatividade, de bem estar, de paz. 

Existem várias formas de meditar, e qualquer uma delas nos traz para o momento presente, nos levando a uma auto observação, dando um tempo de tantos estímulos externos. O ideal é que cada um conheça as diversas formas e tome contato com essa experiência, para desenvolver uma rotina de prática de alguns minutos uma ou duas vezes por dia. A meditação tem sido indicada em tratamentos de saúde, pois aliviam dores e acelera a recuperação de convalescentes.

Com saber mais sobre o Yoga?

Há vários autores, sites, canais de youtube com aulas práticas e de filosofia com mestres do mundo todo. O prof Hermógenes, um brasileiro, com uma história de vida que nos aproxima do yoga, é muito claro e didático. Recomendo e lembro que foi um dos primeiros mestres que me apresentaram esse universo maravilhoso.

Professor Hermógenes, um dos maiores divulgadores da yoga e meditação no Brasil.

Você é jornalista e professora de yoga. Porque escolheu esse caminho?

Comecei a praticar yoga com mais afinco e assiduidade há mais de 20 anos para buscar melhoras na minha asma, consequência de uma vida agitada de empresária, mãe e com muito stress. Em pouco tempo já constatava os benefícios e fui me apaixonando. Quis conhecer mais para poder compartilhar. Fiz a formação básica para instrutor de yoga e depois segui com outros cursos como de Yogaterapia, Yoga Dance, Yoga para crianças. Além disso, frequentemente estou participando de workshops e grupos de estudos de Vedanta, a filosofia que embasa esse estilo de vida que escolhi. Hoje dou aulas no Ganesha Centro de Cuidados com o Ser, tradicional escola de yoga da cidade e tenho grupos e alunos avulsos.

Com o olhar da yoga, como avaliar essa pandemia, que isolou tanto as pessoas e mudou a vida no planeta?

No yoga entendemos que tudo sempre está como deveria estar. Desta forma, faz sentido a relação de causa e consequência em tudo o que acontece. Nesta tradição, há a confiança em uma inteligência superior que rege, dentro de uma ordem cósmica, tudo o que acontece no universo. E, a partir daí, os estudos nos levam ao entendimento para gerar aceitação com equanimidade. O isolamento social é uma necessidade sanitária e de saúde pública, porém a conexão entre as pessoas se mantem graças à criatividade e à tecnologia, além da solidariedade e de propósitos de um futuro melhor, que nos conecta ainda mais, mesmo sem o contato físico.

Sonia Maggiotto
Professora de ioga
Youtube: https://www.youtube.com/results?search_query=sonia+maggiotto
Instagran: @soniamaggiotto

A paz e tranquilidade proporcionada pelo yoga e meditação não têm preço. É uma prática para a vida toda.

Foto de capa: Avrielle Suleiman/Unsplash

Quer mais histórias como essa?
Meditar na quarentena pode ajudar na redescoberta do lar e de nós mesmas
Dicas para melhorar o relacionamento a dois na quarentena

……………………………………………………………………………………………………………………………….

Gostou dessa matéria? Compartilhe. E, assine a nossa newsletter para receber dicas de bem estar e estilo de vida.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *