Atualizado em: 1 de outubro de 2018

O treinamento funcional é cada vez mais procurado para melhorar a performance e até para emagrecer. Outro atrativo é que treinos diferentes todos os dias.

A modalidade atrai adeptos por oferecer treinos diferentes todos os dias e poder ser praticado em grupo ou individual. Em uma estratégia para perder peso, emagrecer com treinamento funcional tem mostrado bons resultados.

Aliás, a prática de exercícios físicos é fundamental para perder peso e condicionar o físico.

O personal trainer Gustavo Mello destaca mais um diferencial do treino funcional: o seu alto gasto calórico e capacidade de ganho de massa magra.

Treinamento funcional melhora a performance no dia a dia

Treino funcional ajuda atletas e não atletas a melhorar a performance. Foto: Divulgação

“O treinamento funcional é um método de treinamento que tem como objetivo principal melhorar a performance do indivíduo seja em uma atividade específica, seja em suas atividades diárias ou em algum esporte”, explica o treinador Gustavo Mello.
De acordo com ele, o treino funcional trabalha a musculatura, visando a hipertrofia ou ganho de força/resistência. E, também, pode proporcionar treinamento específico para melhorar a habilidade do aluno em alguma atividade desejada. Neste caso, o treinamento inclui exercícios de propriocepção, equilíbrio, agilidade, coordenação, entre outros, de acordo com o tipo de habilidade que o aluno queira desenvolver.

O treinamento funcional trabalha e desenvolve as funcionalidades básicas do movimento humano:

  • Empurrar
  • Puxar
  • Agachar
  • Girar
  • Locomoção
  • Movimento de Quadril

Treinamento funcional também ajuda nos cuidados com a saúde

Pela natureza dos exercícios, essa modalidade é uma boa oportunidade para sair do sedentarismo.

O personal trainer Gustavo Mello explica que essa prática também é especialmente indicada como auxiliar no tratamentos de algumas doenças, tais como: controle de síndromes metabólicas, obesidade, reabilitação (quando pós lesão, somente deverá ser aplicado depois de liberado pelo fisioterapeuta).

Benefícios do treinamento funcional

1) Sair da rotina de treinamentos

Parte das pessoas desiste da prática de atividades físicas por se sentirem desestimuladas devido à rotina entediante. Como o treinamento funcional compreende diversos movimentos e tarefas que são mudados constantemente, é ideal para quem deseja um treino sempre diferente.

2) Hipertrofia

Um erro bastante comum é o de acreditar que o treinamento funcional não é capaz de promover a hipertrofia. Embora a musculação seja o método mais efetivo de conseguir a hipertrofia, o treinamento funcional também pode ajudar a atingir esse objetivo, além de diminuir a quantidade de gordura corporal e aumentar a definição muscular.

3) Emagrecimento e/ou redução de percentual de gordura

Para quem deseja emagrecer de forma dinâmica ou já efetua seus treinos e busca acelerar a redução do percentual de gordura, o treinamento funcional oferece uma grande variedade de exercícios em aulas dinâmicas, sem rotina e com mudanças frequentes de intensidade.

4) Reabilitação de lesão

Com o acompanhamento e indicação corretos, o treinamento funcional pode ser utilizado como forma de recuperação de lesões, devolvendo e aumentando o equilíbrio e ajudando na consciência corporal.

5) Mais flexibilidade

O treinamento funcional também ajuda na flexibilidade e pode ser utilizado por quem deseja ou precisa mais flexibilidade, como o caso de praticantes de determinadas danças, por exemplo.

6) Melhorar a execução de tarefas do cotidiano

Justamente por ser funcional esse tipo de treinamento estimula movimentos rotineiros e, por isso, é extremamente útil para quem deseja melhorar a execução de tarefas do cotidiano, como o agachamento para buscar algo caído, por exemplo.

Exercícios básicos do Treinamento Funcional

  • Agachamento
  • Extensão de Cotovelos (Flexão de Braço)
  • Prancha com toque de ombro

Colaboração:

Gustavo Mello é Personal Trainer. Formado em Educação Física pelo Centro Universitário Claretiano, com vários cursos de extensão na área.
www.gustavopersonal.com.br

 

 

 

Gostou da matéria? Assine a nossa Newsletter e receba gratuitamente dicas para curtir a nova vida!