Atualizado em: 26 de abril de 2022

A cirurgiã plástica Chreichi Lopes explica os tratamentos que ajudam a minimizar os sinais do passar dos anos e rejuvenescer o rosto

Chegar aos 50 anos exige comemoração. É que a idade traz uma confiança mais profunda, juntamente com sabedoria e insights valiosos. Mas, enquanto melhoramos com a idade, a nossa pele começa a acelerar o processo de envelhecimento.

“A nossa pele começa o processo de envelhecimento ainda na fase de infância e juventude. Contudo, o processo acelera drasticamente após os 30-40-50 anos quando a queda na quantidade de colágeno começa a repercutir de forma mais significativa. Ao redor dos 50 anos também há a alteração hormonal, com queda na produção dos hormônios sexuais femininos (no caso da mulher). Com isso, a pele é uma das partes mais afetadas, com uma perda de hidratação, viço, elasticidade e maciez”, explica a cirurgiã plástica Dra. Chreichi Lopes.

Para ajudar a voltar no tempo e reverter os sinais de envelhecimento da pele, os especialistas faciais contam com uma variedade de tratamentos que firmam e melhoram a pele.

Nós conversamos com a Dra Chreichi Lopres sobre os principais tratamentos para rejuvenescer o rosto depois dos 50 anos que são feitos em consultório ou na clínica.

médica Chreichi Lopes fala sobre tratamento de pele
  Dra. Chreichi Lopes explica os principais tratamentos para rejuvenescer o rosto. Foto: Divulgação.

As mulheres de 50 anos estão mais atentas ao sinais de envelhecimento?

Sim. Com a informação mais acessível, através das mídias e também a exposição maior da autoimagem através das selfies tem ocorrido um aumento maior na procura por tratamentos rejuvenescedores na faixa etária acima dos 50 anos, o que é uma grande conquista, já que esta mulher mais madura não precisa mais se contentar em aceitar as marcas do tempo estampadas na sua face e corpo.

Quais são as queixas mais comuns com relação à qualidade da pele?

As queixas mais comuns são: flacidez, rugas finas, sulcos proeminentes, queda da face, principalmente a região das maças do rosto, sobrancelhas e canto da boca, perda de tônus, ressecamento da pele, manchas, excesso de pele (e, por vezes, bolsas) nos olhos, perda do contorno da face, entre outros.

Quais as tendências em tratamentos não cirúrgicos para rejuvenescer o rosto?

Hoje, temos uma variedade maior de tratamentos não-cirúrgicos para rejuvenescer a pele do rosto que está envelhecendo. Normalmente, o melhor tratamento é aquele instituído precocemente e com consistência. Costumo ressaltar que o processo de envelhecimento é contínuo e por isso os cuidados também devem ser.

Skincare: O cuidado com a pele inicia com uma rotina de skincare adequada ao tipo de pele (normal, mista, oleosa, ressecada, etc) e voltada para a fase em que a paciente está. Por exemplo: usar sabonete especifico para pele madura, tônico facial com antioxidantes, hidratante facial com ativos anti-sinais, sérum anti-sinais, etc.

Aplicação de botox: A aplicação de Toxina Botulínica (Botox®, Dysport®, Xeomin®, etc) periodicamente também é um aliado fundamental que atua na musculatura enfraquecida envolvida na formação e manutenção das rugas de expressão.

Preenchimento: O Ácido Hialurônico (preenchimentos) auxilia na hidratação profunda da pele, no reposicionamento das estruturas que sofrem queda ao longo dos anos, na suavização de rugas profundas e sulcos e na harmonização dos contornos.

Ativação do colágeno: Os bioestimuladores de colágeno: Ácido Poli-L-Lactico (por exemplo  Sculptra®, Elleva®, etc e Hidroxiapatita de Cálcio (por exemplo Radiesse®, Rennova Diamond®, etc) que agem num dos principais pilares do processo de envelhecimento, que é a perda de colágeno. Com isso conseguimos desacelerar o processo.

Sustentação: Fios de PDO e de Sustentação podem ser usados com intuito de estímulo de colágeno localizado e também com a função de dar uma certa tração, embora este efeito não se sustente a longo prazo, mas conseguimos aliviar sulcos e melhorar contornos de forma mais sutil e harmoniosa.

Lasers: São aliados importantes, pois agem na superfície retirando células mortas, agem na camada dérmica superficial melhorando textura e manchas e agem na derme profunda melhorando retração da pele, manchas profundas, rugas mais profundas, etc.

Radiofrequência: Através do aquecimento da superfície da pele de forma controlada consegue melhorar a flacidez da pele.

Ultrasson: Ultrassom Microfocado (Ulthera®, Ultraformer®, etc): também são indicados para o tratamento da flacidez, conseguem agir tanto nas camadas dérmicas quanto nas camadas mais profundas (SMAS) causando retração e com isso diminuindo a flacidez.

Quando a cirurgia plástica é indicada?

As intervenções cirúrgicas são indicadas como uma parte fundamental da etapa de tratamento da face envelhecida.

Os procedimentos mais comuns são:

Blefaroplastia: Cirurgia para retirada de excesso de pele e bolsas de gordura nas pálpebras superiores e inferiores.

Lifting Facial: Cirurgia para reposicionamento das estruturas da face e retirada de excesso de pele.

Lipoaspiração: Pode ser associada ou não a outras cirurgias nos casos onde há excesso de gordura principalmente na região abaixo do mento (papada) e que causa um aspecto mais envelhecido para a face.

Rinoplastia: Sabemos que, com o envelhecimento, estruturas como o nariz e a orelha também sofrem queda e a rinoplastia pode auxiliar a elevar a ponta nasal e melhorar a harmonia da face como um todo.

Quando devemos começar a prevenir o envelhecimento da pele?

Antes mesmo de os primeiros sinais surgirem, ou seja, desde a adolescência ou início da idade adulta mantendo rotina de skincare e uso correto de protetores solares. Após os 25anos, já está indicado aplicação de Toxina Botulínica de forma preventiva, ao menos 1x por ano, com a finalidade de manter enfraquecida a musculatura responsável pelas rugas de expressão.

O pro-aging, que é o cuidar-se sem necessariamente querer parecer mais jovem, já é uma tendência?

Na verdade, o medo de parecer artificial e com um aspecto não condizente com a idade ou com o restante do corpo faz com que cada vez mais se procure fazer procedimentos estéticos de forma mais gradual, e constante. O intuito é manter o processo de envelhecimento num ritmo mais lento.

Imagem: Freepik  /  wayhomestudio

………………………………….

Gostou desse conteúdo? Quer receber nossas dicas de beleza, estilo de vida e compras para mulheres 45+? Inscreva-se em nossa Newsletter .

Compartilhe com as amigas!

emogi dando beijinho
Fique SempreBem+

Inscreva-se em nosso boletim informativo semanal. Fique por dentro de histórias que vão inspirar você na nova idade!

[mailpoet_form id="1"]