Atualizado em: 16 de março de 2022

Nem toda mulher sabe o que é a menopausa e seus sintomas, que são muitos. A administradora de empresa Simone Brito conta como foi sua experiência.

Por: Mirtes Wiermann – Editora

Saber o que é a menopausa e como fazer a transição é importante para todas as mulheres. Acontece que muitas pessoas ainda não se sentem à vontade para falar sobre a menopausa, considerada um assunto desconfortável e um tabu. Também era assim falar sobre menstruação, anti concepcional e gravidez algumas décadas atrás. Como era difícil uma conversa entre mãe e filha sobre esses assuntos!!!

Acontece que a menopausa faz parte da vida, é natural. Assim como a primeira menstruação, ela marca o início de um novo ciclo feminino no qual a maioria das mulheres passará um terço de suas vidas. O número de mulheres na pós-menopausa deve aumentar para 1,1 bilhão em todo o mundo até 2025. Então, menopausa não pode mais ser um tabu, não é?

Em todo o mundo, pessoas defendem que a mulher deve ser capacitada para compreender a nova condição. Saber o que é a menopausa, seus sintomas e tratamentos é fundamental para a saúde feminina.

Sem saber o que é a menopausa

A administradora de empresa Simone Brito passou por momentos muito difíceis quando a sua menopausa chegou. Ela conta que, se soubesse o que estava acontecendo com o seu corpo, os sintomas teriam sido superados com muito mais facilidade.

“Eu sabia apenas que acabava a menstruação, não engravidava mais e dava um calorão … Ninguém fala de depressão, ansiedade, nervosismo, solidão, dores, inflamação, indigestão… São mais de 200 sintomas que tem uma causa, a menopausa, e nós não sabemos! Passei pela fase sofrendo muito por falta de informação”.

Muitas mulheres experimentam solidão

Simone tem 55 anos, é casada, tem dois filhos. Nos conhecemos no Instagran e seus comentários chamaram a atenção. Depois de sofrer com a falta de informação sobre a menopausa, hoje ela se diz uma ativista.

Simone entrou na menopausa aos 53 anos mas os primeiros sintomas do climatério começaram aos 50.

“Eu não era sedentária, fazia exercícios em academia desde os 40. Cheguei bem aos 50 anos. Mesmo assim passei a ter muitos sintomas que eu não fazia ideia que estavam relacionados”.

Assim como Simone, milhares de mulheres passam pela menopausa sem saber o que está acontecendo com elas. É um dos motivos do sentimento de solidão que muitas experimentam.

“O que me espantou foi uma inflamação no quadril que me fez parar a academia aos 50 anos. O ortopedista não me falou nada. A fisioterapeuta me alertou: “você não tem nada grave, volte pra academia, isso é a menopausa”.

Simone foi pesquisar o assunto na internet e descobriu que não estava sozinha.

“Descobri que minha tristeza, desânimo, insônia, dores no corpo, indigestão, nervosismo, compulsão alimentar (engordei 7 quilos), ah e os fogachos, claro, tinham o mesmo motivo”.

“Senti necessidade de me aproximar de mulheres amigas mais velhas para discutir o assunto e todas fugiam da conversa. Hoje, quando tento alertar as mais jovens, elas também não querem ouvir … as mulheres querem falar sobre a primeira menstruação mas nunca sobre a última”.

A administradora de empresas conta também que encontrou apoio em um grupo de atividade física para mulheres na menopausa, o MenopausaFit. Encontrou também uma médica que a orientou sobre Terapia de Reposição Hormonal e outros tratamentos para os sintomas da menopausa.

“Me sinto viva novamente. Entre a falta de informação e o preconceito com a menopausa o grande sofrimento é a solidão. Parece que só existe você sofrendo e não há ninguém pra conversar”.

A menopausa não é um fim; é um novo começo

O tabu em torno da menopausa começa a cair. No mundo todo, as mulheres e especialistas estão falando sobre isso.  

A pesquisadora em saúde feminina Dra. Terri Foran, de uma universidade australiana, sugere que as mulheres sejam orientadas sobre as fases de suas vidas que são determinadas pela biologia, o que inclui a menopausa”.  

“Espero que isso mude nos próximos anos e que as mulheres se sintam mais à vontade para falar sobre a menopausa como uma fase de transição natural de suas vidas.”

A especialista defende que todas as pessoas, especialmente as mulheres, reformulem a maneira de encarar a menopausa.

“A menopausa pode significar o fim de nossa capacidade de reprodução, mas também é um começo importante”.

“É uma transição para a próxima fase onde a maioria das mulheres passará um terço de suas vidas. Desde que uma mulher esteja bem e saudável, ela pode continuar a funcionar de todas as maneiras, normalmente, para si mesma, sua família e seus amigos. Ela pode ser a melhor pessoa em qualquer idade.”

Questione o seu médico sobre a menopausa, sintomas, tratamentos, duração. Pergunte se você está preparada para passar por essa transição tão importante na sua vida como mulher. O começo da informação é no consultório do médico. E abrace as amigas em conversas sobre o que estão vivenciando na menopausa. Uma conversa com elas ameniza qualquer sentimento de solidão….

Quer saber mais? Temos um post completo sobre o que é climatério, menopausa, pós menopausa.

Imagem do topo: Simone Brito/Instagran

………………………………………………………………

Gostou desse conteúdo? Quer receber nossas dicas de estilo de vida, beleza e compras para mulheres 45+? Inscreva-se em nossa Newsletter .

Acompanhe SempreBem+ no Facebook e Instagran e compartilhe com as amigas!

emogi dando beijinho

Fique SempreBem+

Inscreva-se em nosso boletim informativo semanal. Fique por dentro de histórias que vão inspirar você na nova idade!

[mailpoet_form id="1"]