Atualizado em: 5 de maio de 2020

Vem do Peru uma comida que faz sucesso entre brasileiros. O ceviche que, além de saudável, contém ingredientes antioxidantes. Aqui, uma chef dá dicas para variar essa receita que vai muito bem em qualquer ocasião!

O ceviche é um prato típico da riquíssima culinária peruana, com origem no império Inca, e que os brasileiros aprenderam a gostar. Aliás, alguns amam o ceviche. Basicamente, esse prato é feito de peixes e frutos do mar marinados em limão. Essa receita saudável de ceviche vai bem em qualquer refeição ou ocasião.

A chef Natália Souza, da Escola de Gastronomia Artesanato da Gula, é fã do prato. A receita que ela compartilha aqui é muito simples. Mas, as dicas da Natália para variar esse prato tradicional são deliciosas.

Receita saudável de ceviche com ingredientes antioxidantes

Esse é um prato super fácil. Além disso, essa receita saudável de ceviche leva ingredientes antioxidantes como limão, ervas, laranja, azeite. Veja como fazer:

Ingredientes

  • 500g de filé de peixe cortado em cubos de mais ou menos 1,5cm
  • 01 pimenta dedo de moça cortada em cubinhos bem pequenos ou em rodelas finas
  • Suco de 01 laranja
  • Suco de 02 limões thaiti
  • Folhas de coentro em chiffonade (tiras, igual se corta a couve)
  • Sal a gosto
  • 01 cebola roxa em julienne (tiras finas)
  • Fio de azeite

Modo de preparo: Em uma tigela misture o peixe, a pimenta e os sucos. Leve à geladeira por 1 hora. Adicione a cebola roxa e o coentro. Tempere com sal a gosto e sirva acompanhado de chips de milho, milho cozido, guacamole ou batata doce cozida.

Dicas da chef para variar o tradicional ceviche

O peixe certo – O ponto principal de um ceviche é, sem dúvida alguma, a qualidade do pescado. Na minha receita, não coloquei o tipo, pois depende do que você acha fresco aí na sua cidade. Pode ser Anchova Negra, Atum, Salmão, Tilápia, Saint Peter, Namorado, Robalo, Pescada, Camarão, Lagostim, Vieira…

O mais tradicional é usar o peixe branco. No entanto, já comi um de atum, simplesmente fantástico, em São Paulo, no Mercado de Pinheiros.

Ceviche com salmão –  Certa vez estive numa cevicheria no Rio e comi um de salmão que ia laranja, shoyu, cebolinha, óleo de gergelim torrado para perfumar e o gergelim para decorar. Era bem gostoso igualmente!

Frutas que dão sabor – Eu gosto de usar laranja e limão, pois tira aquela acidez pesada do limão thaiti. Usar limão siciliano também fica legal. Ou ainda, maracujá (a fruta, não o suco de garrafinha!) no lugar da laranja. São experiências que já fiz por aqui e agradaram o meu paladar.

Coentro, por quê não? – As combinações são infinitas. Vale tentar! Deixe o preconceito com o coentro de lado, ele cai muito bem nesta receita! E não deixe de colocar pimenta fresca.

Qual bebida combina com ceviche?

Para acompanhar o ceviche, a chef Natália indica uma aguardente de uva muito popular no Peru e no Chile, o pisco. “Mas, cervejas estilo Weizen (trigo) caem bem também. Quem preferir, pode ir de vinho, que precisa ser fresco e aromático, com um pouco de acidez”.

Todas essas sugestões são ótimas, concordam?

Cozinhar faz bem para o corpo e para a alma. Preparar as refeições para quem você gosta (inclusive você, é claro!) é uma forma de demonstrar afeto. E, isso faz muito bem para a vida!

Foto de capa: Umplash

Você gostou dessa matéria? Assine a nossa newsletter e receba dicas sobre bem estar e estilo de vida.

Gostou da matéria? Assine a nossa Newsletter e receba gratuitamente dicas para curtir a nova vida!