Atualizado em: 11 de fevereiro de 2020

As rugas ao redor da boca aparecem por causa de maus hábitos, como o tabagismo e o sol excessivo. Veja as dicas de tratamento de uma especialista.

Marcas de expressão são parte do processo natural de envelhecimento da pele, uma hora ou outra elas aparecem, se não forem evitadas e prevenidas.

Porém, algumas delas aparecem precocemente por conta de hábitos que podem ser mudados: é o caso daquelas pequenas linhas verticais que se formam nos lábios ou na pele logo acima do lábio superior. Esse tipo de ruga surge principalmente quando a pessoa fuma constantemente ou toma muito sol.

“As contrações musculares, juntamente com o envelhecimento cutâneo, formam essas rugas que, com o tempo, tornam-se aparentes até mesmo quando os lábios estão relaxados”, explica a Dra. Kédima Nassif, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Cigarro e muito sol: os vilões das ruguinhas em torno da boca

Segundo a Dra. Kédima, o envelhecimento da pele é causado por fatores tanto internos quanto externos, que levam à diminuição das fibras de colágeno e elastina, favorecendo, dessa forma, o surgimento das rugas.

Alguns hábitos podem ser determinantes para retardar o aparecimento das rugas ao redor da boca, explica a médica.  

Cigarro: Evitar o tabagismo é o principal, afinal, o cigarro faz mal por inúmeros motivos, não só para a pele.

Sol excessivo: A exposição solar excessiva e a poluição também contribuem para o estresse oxidativo da pele.

“Logo, a ingestão de líquidos e alimentos antioxidantes auxiliam na prevenção, além do protetor solar, é claro, que deve ser usado todos os dias e deve ter FPS de no mínimo 30”, recomenda a dermatologista.

Tratamentos podem amenizar as rugas ao redor da boca

Uma hora ou outra as rugas acabam aparecendo. Uma vez que elas já estão instaladas, é possível tratá-las? A Dra. Kédima explica, a seguir, os principais procedimentos:

Toxina Botulínica: A aplicação da toxina é um ótimo procedimento para o caso, segundo a dermatologista, principalmente para os pacientes que possuem o problema, mas ainda em um estágio não muito avançado. O efeito dura cerca de seis meses, até ir diminuindo ao longo do tempo, sendo necessária a reaplicação. E o melhor, o início precoce do uso da toxina na região ainda evita o surgimento do problema.

Preenchimentos: São muito eficazes para tratar as rugas ao redor dos lábios, pois melhoram o aspecto da pele e preenchem os sulcos que se formam devido à idade. Quando o preenchimento é feito combinado ao tratamento com a toxina botulínica, o resultado é ainda melhor.

Dermoabrasão: “É um procedimento que faz uma renovação profunda na pele através de uma lixa cirúrgica. Pode ser feito com anestesia local e funciona muito bem quando associado à toxina botulínica, mas que deve ser evitado em pessoas morenas ou bronzeadas. “

Peelings Químicos: “Também indicado para pacientes que possuem rugas mais leves, o tratamento conta com a aplicação de ácidos que removem as camadas danificadas, possibilitando o surgimento de uma nova. Os peelings têm como vantagem a rápida recuperação, além da duração do procedimento, que é bastante breve, a depender do tipo de ácido usado”, finaliza Dra. Kédima Nassif.

Saiba que, a qualquer momento, é possível mudar hábitos de vida que provocam problemas de saúde ou estéticos. As rugas ao redor da boca são um problema menor perto do que o cigarro e o sol excessivo podem causar à saúde. Concorda?

Foto de capa: Pixabay

Fique SempreBem+

Inscreva-se em nosso boletim informativo semanal. Fique por dentro de histórias que vão inspirar você na nova idade!

[mailpoet_form id="1"]