Atualizado em: 8 de novembro de 2019

Sabia que essa é uma das mais procuradas para mudar a aparência?  Por isso, a plástica de nariz também afeta a autoestima

“Nariz de batata”, “nariz de giba”. Quem não conhece essas expressões? Pois saiba que elas são um dos principais motivos que levam as pessoas a buscarem a cirurgia plástica para corrigir imperfeições no nariz.

 “A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz, um procedimento que tem como objetivo corrigir alguma insatisfação do paciente em relação a algum aspecto anatômico do seu nariz”, explica o cirurgião plástico Dr. Antonio Gustavo Zampar.  De quebra, a plástica de nariz aumenta a autoestima do paciente.

O cirurgião plástico Dr. Zampar confirma que a plástica de nariz e a autoestima estão ligadas: “As queixas mais comuns dos pacientes costumam ser direcionadas à presença de uma saliência localizada no dorso do nariz, conhecida como “giba” nasal, além de queixas sobre as dimensões do nariz, seja por ser muito comprido ou mesmo muito largo. Alterações estéticas da ponta nasal são outros aspectos comumente reportados, como ponta caída ou ponta muito bulbosa, popularmente referida como ponta de “batata”.

O desejo mais comum nos consultórios: nariz de celebridade

A rinoplastia também é uma cirurgia frequente entre os ‘famosos”. Por isso, não é raro que um paciente, homem ou mulher, procure o médico para fazer essa cirurgia e ficar com o nariz parecido com o de alguma celebridade. Além disso, a plástica de nariz pode aumentar a autoestima, ao melhorar a aparência.

Mas, é possível deixar um nariz parecido com o de outra pessoa?

A cirurgia plástica tem seus limites. “O resultado de uma rinoplastia deve objetivar a harmonia facial, o que é algo pessoal e singular. Além disso, do ponto de vista técnico, a depender das características anatômicas de cada indivíduo, como a espessura e tipo de pele que revestem o nariz, nem sempre pode ser factível tal modificação”, explica o médico.

Rinoplastia: a plástica de nariz e a autoestima

Corrigindo o perfil do nariz, essa cirurgia pode afetar a autoestima. E a rinoplastia estruturada é a mais executada atualmente. O termo é recente e diferencia as técnicas usadas antigamente das mais recentes.

“A mudança está basicamente na ampliação do uso de suturas e de enxertos de cartilagem que funcionam como reforços para sustentarem a nova forma nasal, assim auxiliando na manutenção dessa nova forma ao longo do tempo”, explica Zampar.

Como é o pós operatório da plástica de nariz?

A recuperação no pós operatório costuma ser rápida. Mas, em um período de até duas semanas é necessário fazer repouso, isto é, sem esforço físico. Há pacientes que também apresentam algum grau de inchaço e manchas roxas que variam de pessoa a pessoa e dos aspectos técnicos empregados na cirurgia.

Quem pode, ou não, fazer a rinoplastia?

Como explica o Dr. Antonio Gustavo Zampar, pessoas que não estejam em condições de saúde adequadas para serem submetidas a um procedimento cirúrgico não devem fazer a rinoplastia.

Também há restrições para adolescentes que ainda estejam em fase de desenvolvimento e formação da face, pessoas que ainda não apresentam condições psicológicas e maturidade emocional para serem submetidas a um procedimento estético, além daquelas que apresentam expectativas irrealistas com os resultados.

A rinoplastia pode melhorar respiração também

Além de benefícios estéticos, a rinoplastia também pode melhorar a respiração, como explica Dr. Zampar.

“A cirurgia pode gerar resultados muito gratificantes nos pacientes, ajudar a elevar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas. Além dos aspectos estéticos pode também promover melhora da função, de forma que problemas respiratórios podem ser tratados conjuntamente melhorando a respiração o que também contribui muito para a qualidade de vida”.

Médico cirurgião plástico Dr. Antonio Gustavo Zampar. Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP- Ribeirão Preto). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Membro da International Society of Aesthetic and Plastic Surgery (ISAPS). Membro da Associação Brasileira de Cirurgia Crâniofacial (ABCCMF. )

Foto de capa: Alexander Krivitskiy/Pixabay 

Fique SempreBem+

Inscreva-se em nosso boletim informativo semanal. Fique por dentro de histórias que vão inspirar você na nova idade!

[mailpoet_form id="1"]