Atualizado em: 16 de junho de 2022

O portal nasceu da percepção de que as pessoas de 60 anos ou mais querem viver de uma maneira diferente.

A geração prateada, as pessoas de 60 anos ou mais, está conquistando merecidas atenções, cada vez mais.  Afinal, a vida continua após os 60 anos. São novos projetos de vida, novas necessidades, novos comportamentos.

Pensando nisso, um casal de médicos resolveu empreender para ajudar pessoas dessa idade a terem acesso a serviços especializados.   

Os médicos Dr. Vinícius L. E. de Faria e Julia de Stéfani Cassiano

A médica oncologista Julia de Stéfani Cassiano e o médico psicogeriatra Vinícius L. E. de Faria são casados e levaram para o trabalho um mesmo objetivo: atuar para ajudar pessoas de 60 anos ou mais a terem um envelhecimento saudável.

Surgiu a healthtech Bem te quero 60+ que associa saúde, bem-estar, informação e tecnologia a favor das pessoas com 60 anos ou mais. A plataforma online reúne profissionais especialistas em longevidade, de diferentes áreas.

A plataforma Bem te quero 60+ também tem um blog com artigos variados sobre como conquistar uma vida longeva com qualidade.

“A Bem te quero 60+ nasceu a partir da visão de futuro que compartilhamos. Buscamos criar uma plataforma capaz de promover saúde e bem-estar para um público que deseja envelhecer mantendo-se ativo e com qualidade de vida”, destacam a Dra. Julia e o Dr. Vinícius.

O envelhecer está se transformando. As pessoas maduras têm necessidades próprias e querem viver de maneira diferente de gerações passadas.

Nós conversamos com os médicos. Aqui, eles falam sobre envelhecimento, longevidade e como funciona o portal.

Os desafios da Geração 60+

Quando as pessoas se conscientizam de que “a idade chegou” para elas?

Conhecemos pessoas com mais de 90 anos cheias de vida e planos para o futuro. Seria uma injustiça chamá-las de “extremamente velhas”. A idade chega quando “jogamos a toalha”, quando paramos de nos interessar e de querer aprender, de experimentar coisas novas. O Abílio Diniz costuma fazer uma provocação muito interessante: “Qual foi a última vez que você fez alguma coisa pela primeira vez”?

Quais os desafios das pessoas 60+?

A vida é um constante desafio. Talvez o maior deles na vida madura seja manter-se em movimento, em todos os sentidos: física, mental, social e economicamente.

Quem é mais afetado pelo envelhecimento, homens ou mulheres?

Os homens em geral envelhecem com mais dificuldade. Tendem a cuidar menos da saúde ao longo da vida do que as mulheres, e sofrem muito com as mudanças sociais. As mulheres, por outro lado, sentem-se mais livres para aproveitar essa nova fase, geralmente cuidando melhor da saúde também.

A geração de pessoas de 60 anos de hoje é diferente

O que está mudando para a atual geração 60+?

Primeiro, conseguimos aumentar a expectativa de vida das pessoas. Agora, estamos acrescentando vida a esses anos a mais. É um fenômeno já bem observado em países desenvolvidos e que começa a ganhar força nos países que estão começando a experimentar o amadurecimento da população de maneira mais intensa, como é o caso do Brasil. Os maduros estão percebendo que estão chegando aos 60, 70, 80 muito melhor do que imaginavam e querem usufruir da melhor maneira cada fase.

Como a vida deve ser vivida para chegarmos aos 60 anos com vitalidade?

Uma pesquisa de Harvard que vem sendo feita com as mesmas pessoas desde a década de 30, mostra que o principal fator para se viver mais e melhor é mantendo relacionamentos interpessoais fortes, de confiança. Incentivamos nossos pacientes a construir um repertório de vida, ampliar os interesses, enriquecer a rotina. Isso ajuda a manter a vida em movimento.

Serviços para a geração prateada

O que inspirou a plataforma Bem te quero 60+?

Justamente, da percepção de que os maduros da atualidade querem viver de uma maneira diferente. No nosso dia a dia como médicos são constantes os pedidos de indicação para profissionais e serviços, e percebemos que havia uma distância entre as necessidades das pessoas 60+ e os profissionais que estão aptos a atender essa exigente clientela de maneira adequada. Foi aí que tivemos a ideia de selecionar esses profissionais e ajudá-los a divulgar seus trabalhos numa plataforma online, tornando fácil para o público maduro encontrar o que precisa, de maneira intuitiva, ágil e segura.

Como foi esse primeiro ano de atividade?

Excelente. Temos clientes de diversas idades buscando mais qualidade de vida, preocupados com o envelhecimento saudável. Também estamos ajudando muitas famílias a cuidar melhor de quem amam. Estamos buscando o equilíbrio ideal entre o uso da tecnologia e a humanização do atendimento. Atualmente, além do design super intuitivo do site, temos uma gerontóloga que ajuda nossos clientes a encontrar a melhor solução para aquilo que procuram. Nossos clientes adoram conversar com ela por telefone ou whatsapp, é muito gratificante acompanhar a alegria deles em conhecer a Bem te quero 60+.

Como é o atendimento online?

Começamos aqui em Ribeirão Preto-SP, e estamos aprimorando a plataforma para podermos expandir para outras cidades de maneira sustentável. Atualmente temos 18 serviços que são oferecidos também online, e que podem ser contratados por pessoas do mundo todo. Alguns exemplos de profissionais que ofertam serviços online: psicogeriatra, geriatra, nutricionista, fonoaudióloga, escola de celular, escola de oratória, psicóloga, terapeuta ocupacional e educadora financeira. Em breve será possível até mesmo contratar um escritório de arquitetura especializado em construção de ambientes totalmente preparados para o público maduro.

Fique SempreBem+

Inscreva-se em nosso boletim informativo semanal. Fique por dentro de histórias que vão inspirar você na nova idade!

[mailpoet_form id="1"]