Atualizado em: 28 de julho de 2020

No Brasil, o verão dura quase o ano todo. Com isso, os pés estão sendo à mostra. Como estão os seus? Ressecados? Doloridos? Dermatologistas dão dicas para você ter pés macios e hidratados.

Os pés merecem os mesmos cuidados de beleza que você tem com o rosto. Pés ressecados e escamando podem até causar um pouco de constrangimento. Principalmente, ao usar uma sandália ou ir à piscina.

Muito comum, o ressecamento dos pés é resultado de andar muito descalça, lixar demais a planta dos pés, falta de hidratação, entre outros. O passar dos anos também contribui com a perda de hidratação.

Manter os pés hidratados evita o ressecamento. Foto: Freepik.

Os pés também pode ficar doloridos ao final do dia. Afinal, eles sustentam todo o peso do corpo e sofrem essa pressão enquanto estamos de pé ou andando. Usar sapatos desconfortáveis também provocam dores nos pés e até bolhas e calosidades.

Pés hidratados: como fazer

A dermatologista especialista em cosmiatria, Luciana Garbelini, dá alguns conselhos fáceis para mantermos os pés hidratados e macios.

Esfoliação

Para manter a boa aparência dos pés, a especialista indica a remoção das células mortas concentrada nos calcanhares.

“Para essa função, as lixas de duas faces de granulação são ótimas alternativas. O lado mais áspero remove o excesso de tecido morto e calosidades, enquanto a menos áspera elimina pequenas imperfeições, como rachaduras superficiais”, explica.

Porém, a expert alerta sobre o cuidado quanto à frequência de lixar os pés.

“Indico, no máximo, 2x ao mês. Criar esse hábito em um espaço curto de tempo pode deixar a pele tão fina a ponto de aumentar as chances de rachaduras”, esclarece.

Hidratação

A dermatologista recomenda disciplina na hidratação.

“Considerando que os pés são mais ressecados, esse passo é fundamental. O ideal é fazer isso logo após o banho, porque a pele estará limpa e os poros dilatados, facilitando a absorção do creme”.

Ela também sugere a inclusão de um ritual de automassagem para a absorção completa do produto. Para a massagem fazer efeito, a expert indica movimentos circulares intercalados com leves pressões feitas com os polegares nas solas dos pés.

Para a hidratação ter sucesso é fundamental escolher bem o produto que será aplicado nos pés.

“Opte por dermocosméticos com compostos naturais porque eles são à de base extratos vegetais com ação benéfica no alívio da sensação de peso e inchaço nas pernas e nos pés, além de contar com ativos hidratantes que reforçam a pele.”

3 maneiras para relaxar pés doloridos

Andou muito ou usou salto alto e chegou em casa com os pés doloridos? A dermatologista  Mônica Aribi, recomenda três procedimentos que trazem alívio imediato: escalda-pés, massagem e manter os pés para cima.

1 – Escalda-pés 

Água morna relaxa e ajuda na hidratação dos pés. Foto:  Rune Enstad/Unsplah

Em uma bacia, coloque o suficiente de água morna para cobrir seus pés. Além da temperatura da água provocar relaxamento, abrirá os poros para que o tratamento seja absorvido. Você pode acrescentar sabonete líquido e gotinhas de essência de sua preferência, para tornar o momento mais agradável. Permaneça com os pés dentro da bacia por 20 minutos. É indicado fazer esta etapa até duas vezes por semana.

2 – Massagem nas articulações

Cremes com glicerina têm um efeito power na hidratação. Use-os para fazer uma massagem entre os dedos dos pés e em toda a extensão do pé. Nesta hora, você pode fazer alguns movimentos circulares para aliviar as articulações de qualquer tensão acumulada no dia a dia.

3 – Coloque os pés para cima

Deixar as pernas e, consequentemente, os pés para cima melhora a circulação e garante uma sensação de relaxamento. Mantenha essa posição até se sentir melhor, sempre que precisar.

Cuidar de calos e rachaduras   

A dermatologista Mônica Aribi também dá umas dicas bem fáceis para cuidar dos pés.  

Creme e papel filme

A dermatologista recomenda cremes próprios para os pés: à base de ureia 20% ou com ácido salicílico. Por eles serem mais umectantes, os pés ficam escorregadios. Por isso, a orientação é que você faça esse procedimento à noite, antes de dormir.

Para potencializar o efeito hidratante, você pode utilizar papel filme e envolver os pés.

“A pessoa deve aplicar o creme em cima das calosidades e embrulhar os pés com papel filme durante umas 3 horas”, explica a dermatologista. “Após isso, é preciso lixar o calo. Pode ser realizado em dias alternados ou até o calo ficar melhor.”

O truque da meia

Depois de passar creme hidratante em todo o pé, vista uma meia em seguida.

“A meia aumenta a temperatura dos pés, melhorando a penetração do produto.  Depois, lave bem e novamente aplique um creme hidratante.”

A gente conhece muitas dessas dicas para cuidar dos pés. Mas, na idade madura, os cuidados devem ser redobrados. Então, vale a pena relembrá-los.  

Foto de capa: Freepik.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

Quer mais histórias como essa?
As mãos ressecam mais que o rosto. Você sabe como cuidar delas?
Cremes anti-idade: o que são e como funcionam

……………………………………………………………………………………………………………………………….

Gostou da matéria? Compartilhe. Inscreva-se gratuitamente em nossa News e receba dicas para curtir a nova vida!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *