Atualizado em: 14 de fevereiro de 2022

Pele madura tem necessidades específicas e exige cuidados e ativos diferenciados

A qualidade da pele depende do estilo de vida e de eventos biológicos.

Fumar, comer mal, ficar ao sol sem proteção e levar uma vida sedentária terão consequências na pele.

Agora, se você está entrando na maturidade, passou dos 45 anos, pode perceber as primeiras mudanças na pele por causa da diminuição de hormônios responsáveis pela produção de substâncias essenciais para a qualidade da pele.

Com a chegada da maturidade, o corpo passa a produzir menos colágeno, elastina e ácido hialurônico, substâncias que são responsáveis pela firmeza, elasticidade, sustentação e hidratação da pele.

Começam a surgir linhas de expressão, rugas, flacidez e a pele se torna seca, sem viço e sem brilho.

Nós conversamos com a cosmetóloga e esteticista Raquel Fantini sobre cuidados com a pele madura. A cosmetologia é uma área da ciência farmacêutica que desenvolve produtos de beleza. Nessa entrevista, Raquel explica quais as substâncias que devem entrar na rotina de beleza, como cuidar da pele do corpo e a prevenção dos problemas que surgem nessa idade.

Cosmetóloga Raquel Fantini explica cuidados com a pele madura.
Cosmetóloga Raquel Fantini explica cuidados com a pele madura.

Pele madura exige reforço na hidratação

 “Nessa faixa de idade é necessário avaliar o nível de hidratação da pele. A partir dos 45 anos, mudanças hormonais e a menopausa provocam uma desidratação significativa. A pele fica desidratada, sem viço, sem luminosidade. Por isso, é necessário aumentar a hidratação da pele”.  

Rotina diária de cuidados com a pele madura

Raquel Fantini dá dicas para cuidar da pele madura todos os dias. Ela destaca a higienização, hidratação e uso do protetor solar.

  • Higienização: Usar um sabonete específico para cada tipo de pele que pode ser oleosa, seca ou mista.
  • Hidratação: repõe nutrientes e umidade para manter a pele com aparência mais rejuvenescida.
  • Protetor solar: é indispensável aplicando de 2 a 3 vezes por dia. Fotoproteção acima de 30.

Ativos que os cremes para a pele madura devem conter

“As principais substâncias para a pele madura são os hidratantes, antioxidantes e os ácidos”, explica Raquel.

  • Entre os hidratantes, um dos principais ativos é o ácido hialurônico, que tem o grande poder de absorver água e deixar a pele hidratada, com mais elasticidade, mais macia e mais gostosa.
  • Nos antioxidantes, o principal ativo é a vitamina C, que age na diminuição dos radicais livres, ajuda no clareamento de manchas e dá luminosidade à pele.
  • Os ácidos, em especial aqueles que estimulam a formação de colágeno na pele. Entre eles, o retinol, que tem a função de renovação celular trazendo melhor qualidade à pele e estimulando a formação de colágeno.

Problemas da pele que mais preocupam as mulheres

Entrando na maturidade, as mudanças na pele mais frequentes são as manchas, flacidez, rugas, perda de viço, entre outros.

De acordo com Raquel, baseando-se nos atendimentos diários que faz, a maior preocupação das mulheres nessa fase é perda de viço e de luminosidade.

“A perda é significativa e choca a maioria das mulheres. Mas, os demais problemas, como manchas, flacidez e rugas também são motivos de queixas frequentes”.

Como cuidar da pele do corpo

“A pele do corpo também sofre alterações, com uma desidratação significativa e, em alguns casos, ficando mais fina que a do rosto. Recomendo usar um sabonete mais leve, mais neutro para a higiene do corpo. Após o banho, utilizar um hidratante, de preferência que não tenha muito perfume, tenha mais ação hidratante”, diz a cosmetóloga.  

Como prevenir os problemas da pele na maturidade

Raquel Fantini explica que a prevenção deve ter acompanhamento de dermatologistas ou cosmetologistas para orientar as necessidades da pele.

“O que não pode faltar, e que é comprovado cientificamente, é o uso do protetor solar, aplicado de 2 a 3 vezes ao adia, diariamente. Também, evitar a exposição direta ao sol, beber muita água e ter mais qualidade de vida com atividade física regular e alimentação saudável”.  

Raquel destaca que a idade para iniciar os cuidados com a pele é na faixa dos 15 aos 20 anos com o uso de protetor solar para prevenir o fotoenvelhecimento e as manchas. Um cuidado que também tem relação com a saúde já que ajuda a prevenir o câncer de pele, tão comum no Brasil.

Você já começou a cuidar da qualidade da sua pele?

Foto: Freepik

……………………………………………………………………………………..

Gostou desse conteúdo? Quer receber nossas dicas de beleza, estilo de vida e compras para mulheres 45+? Inscreva-se em nossa Newsletter .

Acompanhe SempreBem+ no Facebook e Instagran e compartilhe com as amigas!

Emogi dando beijinho

Fique SempreBem+

Inscreva-se em nosso boletim informativo semanal. Fique por dentro de histórias que vão inspirar você na nova idade!

[mailpoet_form id="1"]