Atualizado em: 6 de janeiro de 2023

Como obter performance física, mental, sexual, metabólica e imunológica para uma longevidade saudável

A longevidade tem aumentado a cada dia e a medicina nos garante meios para vivermos mais e com qualidade de vida.

Esse foi o grande desafio a que se propôs a médica e especialista em modulação hormonal Sarina Occhipinti.

Como envelhecer com saúde, autoestima e felicidade? A pergunta levou a médica a uma carreira de cursos e pesquisas sobre longevidade. O resultado está no livro “S.Code: o segredo de longevencer”, Editora Pandorga, que ela acabou de lançar.

“O código é o conjunto de estratégias que qualquer pessoa pode usar para ter uma longevidade de performance”, explica a médica.

Para a doutora “longevencer” é viver cada fase da vida com vitórias, é ser capaz de vencer os obstáculos que limitam a mobilidade, a força, a memória, a cognição, a capacidade de se defender das doenças, de se regenerar, de amar e de se relacionar sexualmente com alguém.

Especialistas são unânimes que, para uma longevidade saudável, é preciso adotar um estilo de vida saudável.

Nós conversamos com a dra. Sarina Occhipinti sobre como envelhecer com qualidade de vida.  

LONGEVIDADE SAUDÁVEL

O que é longevidade de performance, tema do seu livro?

A OMS define saúde como um estado completo de bem estar físico, mental e social. Mas hoje, as pessoas querem envelhecer com muito mais que “bem estar”, elas também querem estar com todas as suas capacidades plenas, como de um jovem. A performance pode ser definida como a melhor capacidade para exercer sua vida de forma autônoma e feliz. Por isso, no livro, ensino a ter Performance sob todos os aspectos: Mental, Física, Sexual, Metabólica e Defensiva. 

Como a você desenvolveu o código de longevidade? 

Desde que me formei, há 28 anos, nunca me conformei em tratar doenças. Por isso pesquisei e fiz muitos cursos na área da performance, estudei Endocrinologia Avançada nos EUA, fiz especialidade de Homeopatia, Nutrologia, Bioquímica do Metabolismo entre outros. Mas, faltava a intervenção neurocomportamental para ensinar meu paciente a ter autoestima e ser feliz. Depois que estudei Psicoterapia Analítica – Fenomenológico – Existencial, consegui fechar o código que tornava as pessoas plenas de suas capacidades. O código é o conjunto de estratégias que qualquer pessoa pode usar para ter uma longevidade de performance. 

Quais os desafios das mulheres de mais de 45 anos, entrando na maturidade e menopausa, para viver uma longevidade saudável?

O maior desafio é manter o peso ideal. Nessa fase as alterações hormonais e metabólicas, que levam a um ganho de peso com perda da massa muscular, faz com que as mulheres engordem e fiquem flácidas. No livro eu ensino a cuidar desses hormônios e ensino a emagrecer de forma definitiva também. 

Qual a sua rotina para envelhecer com qualidade de vida e performance?

  • Musculação 4 x semana
  • Alimentação saudável sem radicalismos
  • Banho gelado 3 x semana
  • Controle da ansiedade e estresse

A primeira coisa é o exercício de musculação quatro vezes por semana. A musculação, que emagrece e deixa seu corpo mais rígido, aumenta a absorção de cálcio pelos ossos o que evita a osteoporose. Além disso, o trabalho muscular aumenta a produção de irisina, o hormônio que reverte as placas amilóides que causam o Alzheimer. Tenho uma alimentação saudável sem radicalismos, tomo banho gelado pelo menos 3 vezes por semana e aprendi a driblar a ansiedade e estresse, que por sinal é uma das coisas mais importante que ensino no meu livro.

DICAS PARA UMA VIDA LONGA E SAUDÁVEL

E diante da falta de informação para que o sucesso em todos os aspectos da vida seja alcançado, a médica separou algumas dicas de seu método para alcançar a longevidade e que estão no livro ‘S.Code: o segredo da longevidade de performance’.

– Performance mental

A capacidade emocional é que propicia ao indivíduo a habilidade de viver de forma autônoma, feliz e segura. E a performance mental é alcançada pela resiliência.

O estresse não está no ambiente e sim na forma como o vemos. Então, a doutora mostra que é necessário exercitar o autocontrole. Isso acontece quando começamos a treinar a autonomia, um caminho válido e vantajoso, além de fazer boas escolhas e construtivas.

– Performance física

A perda da performance física, geralmente, é vista como um acontecimento normal do envelhecimento, mas a especialista ensina que não. Segundo ela, a capacidade de ir e vir sem restrições deve perdurar toda a vida.

É de extrema importância que sejam feitos alongamentos e atividades que forcem a sua capacidade muscular a se manter vigente e não parar o organismo para que entre em um processo catabólico de envelhecimento, percebido pela diminuição da capacidade de mobilidade e força para atividades diárias.

– Performance sexual

Com ineditismo, a doutora Sarina trata de performance sexual, pois aborda o tema de forma bastante realista em relação à perda da libido e potência sexual que ocorre gradativamente em homens e mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Diversos estudos comprovam que a manutenção da saúde sexual tem relação com a saúde física e mental. Para manter esta performance, é preciso que as estruturas anatômicas dos órgãos genitais estejam íntegras, os hormônios sexuais em níveis mínimos, capazes de promover desejos e funcionalidades básicas para a prática habitual de uma relação saudável e prazerosa.

– Performance metabólica

Metabolismo é um dos temas mais discutidos na atualidade porque se relaciona ao ganho de peso progressivo com a idade. Ao contrário do que muitos pensavam, as mudanças metabólicas que ocorrem nos adultos dependem muito mais da forma como eles decidem viver a vida do que dos processos naturais da maturidade.

Por isso, o código da doutora trabalha com 10 pilares metabólicos:

  1. Mudança mental
  2. Dietas metabólicas
  3. Desinflamação
  4. Exercícios resistidos
  5. Exercícios anaeróbicos
  6. Equilíbrio dos hormônios sexuais
  7. Equilíbrio do funcionamento da tireoide
  8. Regularização do sono
  9. Promoção da melhor capacidade digestiva
  10. Aumento da gordura marrom

– Performance defensiva

Por fim, e muito falada nessa era de COVID, está a performance defensiva que se relaciona à imunidade. A especialista orienta a manter a saúde em dia e, assim, é possível se proteger de infecções recorrentes como herpes, rinites, sinusites, micoses, candidíase, cistites, colites, entre muitas outras de forma a não só atacar suas causas e consequência, mas também municiar o corpo de forças para se prevenir de outras doenças.

Imagem de topo: Divulgação

Gostou desse conteúdo? Quer receber nossas dicas de bem estar, estilo, beleza e compras para mulheres 45+? Inscreva-se em nossa Newsletter .

Compartilhe com as amigas!

emogi dando beijinho

______________________________

Livro S.Code: o segredo de longevencer sobre longevidade saudável

botão de compra

Fique SempreBem+

Inscreva-se em nosso boletim informativo semanal. Fique por dentro de histórias que vão inspirar você na nova idade!

[mailpoet_form id="1"]