Atualizado em: 25 de setembro de 2023

Gabi Frantz, mestre em meditação, explica os benefícios da meditação para a saúde e bem-estar

Viver momentos de estresse e ansiedade regularmente pode representar um risco para a saúde. Embora sejam respostas normais em certas situações, inclusive biologicamente necessários em determinadas situações, o estresse e a ansiedade em demasia comprometem a saúde mental. 

Mas, a meditação pode ajudar. Conversamos com a Gabi Frantz, mestre em meditação, sobre os benefícios da meditação para o bem-estar e para a saúde. As mulheres, antes ou após a menopausa, podem sentir sintomas como depressão e ansiedade, e a prática da meditação deve ajudar.

Gabi Frantz tem mais de 30 cursos nessa área e estáfinalizando seu PhD em Medicina Natural pela Quantum University. A especialista afirma os benefícios da meditação.

 “Estudos de Harvard mostram que a meditação, além de promover o autoconhecimento, também traz benefícios contra uma série de condições, como a ansiedade, depressão e o estresse”.

Gabi Frantz começou a meditar aos 15 anos de idade e nunca mais parou. Dedicou seus estudos e sua vida a conhecer essa prática milenar.

Em 2003, ela criou seu primeiro grupo de meditação guiada, que hoje conta com mais de 2.500 participantes todos os dias. Mestre em meditação, seu perfil ativo no Instagram conta com mais de 91 mil seguidores. Ela também tem um canal no YouTube “Meditar com vc”, que tem mais de 80 mil inscritos, e do site meditar.com.vc, onde oferece cursos gratuitos e de meditação.

Na entrevista abaixo, Gabi conta porque devemos meditar e os benefícios para o nosso bem-estar.

O que é meditação?

Meditar é contemplar a si mesmo, contemplar a sua essência.

Meditar é olhar para dentro, é despertar para tudo aquilo que acontece da pele para dentro, é aprofundar-se em si mesmo. Esse movimento para dentro ao qual a meditação nos conduz permite observar e gerenciar pensamentos, emoções e atitudes.

Além disso, a meditação atua diretamente em nosso cérebro e sistema nervoso. Em nosso cérebro ela estimula diferentes regiões que nos permitem ativar bem-estar e felicidade e criar novas redes neurais para que assim se possa reagir de forma diferente e mais consciente aos eventos externos.

Em nosso sistema nervoso a meditação estimula o sistema nervoso parassimpático o que ativa a resposta de relaxamento no corpo e liberar os hormônios da felicidade.

mulher meditando
OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO PARA O BEM-ESTAR. Foto: Divulgação

Sendo uma técnica milenar, porque está se tornando tão popular?

A meditação tem ganhado cada vez mais evidência por conta das pesquisas e resultados comprovados que a prática tem na saúde das pessoas que a praticam. Esses resultados acontecem em diversos níveis: físico, energético, mental, emocional e espiritual.

O que acontece quando meditamos?

Eu acredito que o maior benefício da meditação é o despertar da consciência. Segunda a Medicina Quântica a consciência é a dimensão do nosso ser que tem a capacidade de transformar e influenciar todas as outras dimensões – corpo, energia, pensamentos e emoções. Por isso, com o despertar da consciência podemos curar nosso ser. Além disso, a meditação tem uma atuação direta em nosso cérebro e sistema nervoso.

Atualmente, a ciência apoia a meditação?

Com certeza, várias linhas da ciência já sabem todos os benefícios da prática e quanto a meditação pode impactar positivamente nossas vidas.

Quais os benefícios da meditação para o bem-estar?

As pessoas me perguntam: Como a meditação pode me ajudar? A meditação é boa para muitas coisas, mas eu acredito que tudo é nada. Então precisamos fazer algumas delimitações e ter um entendimento do que acontece no corpo, mente e cérebro.

No nosso corpo nós temos um sistema que poderíamos classificar como nosso principal sistema. Segundo Rick Hanson, da Universidade de Berkeley, o nosso sistema nervoso é o que faz a informação circular, e dessa forma podemos afirmar que o sistema nervoso está “espalhado” por todo nosso corpo e é o único que se interconecta e influencia todos os outros sistemas (endócrino, digestivo, cardiovascular, respiratório, imunológico…).

Este sistema nervoso está dividido em 3 partes:

  • Sistema Nervoso Simpático — SNS (que nos possibilita reagir a uma ameaça ou oportunidade),
  • Sistema Nervoso Parassimpático — SNP (que produz uma sensação de tranquilidade, geralmente acompanhada de satisfação), e
  • Sistema Nervoso Entérico (que controla o sistema gastrintestinal).

O SNS e SNP se comportam como uma gangorra: quando um sobe, o outro desce. A natureza das atividades que exercemos todos os dias nos conduzem a um estímulo do Sistema Nervoso Simpático, nos colocando em uma postura de luta ou fuga, sempre alertas.

E como estimular o Sistema Nervoso Parassimpático para que a gangorra esteja em equilíbrio?

Uma das primeiras coisas que aprendemos quando começamos a meditar é a respirar. Com a respiração consciente, em um primeiro momento, e com exercícios mais avançados de meditação, quando já se está treinado, estimulamos diretamente o SNP.

E qual a vantagem para o meu dia a dia?

A influência tranquilizadora e estabilizadora do SNP ajuda a pensar claramente e a evitar atitudes impensadas capazes de prejudicar a si ou aos outros. O SNP também acalma e tranquiliza a mente, favorecendo percepções contemplativas.

E quando afirma-se que o Sistema Nervoso se interconecta a todos os outros sistemas, afirma-se que ao equilibrar nosso SN automaticamente equilibramos todos os outros sistemas, trazendo assim um bem estar físico, emocional e mental pleno.

A transição da menopausa pode ser estressante. Como a meditação pode ajudar?

A meditação ajuda no processo de aceitação. Aceitar quem se é, amar-se. Muitas mulheres sofrem com a menopausa porque ela vem acompanhada com a certeza de que se está envelhecendo. E se o amor próprio não está sendo cultivado esse processo se torna ainda mais difícil.

Você começou a meditar muito jovem. O que mudou em sua vida?

Eu comecei a meditar com 15 anos de idade. Tenho mais tempo de vida com meditação do que sem meditação. Eu nem sei como seria minha vida sem a meditação,

Mas eu posso dizer que tenho equilíbrio emocional, me sinto tranquila e plena por causa da meditação. Foi a meditação também que me permitiu chegar onde estou em todas as esferas da minha vida.

Como você orienta as pessoas que querem começar a meditar?

Tem que começar, não esperar o amanhã, dar o primeiro passo. E ter isso aqui: Intenção, orientação e posição.

Conecte-se com Gabi Frantz

Site

Youtube

……….

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar o nosso Boletim Informativo e receba mais conteúdos.

emogi dando beijinho

Fique SempreBem+

Inscreva-se em nosso boletim informativo semanal. Fique por dentro de histórias que vão inspirar você na nova idade!

[mailpoet_form id="1"]