Atualizado em: 26 de janeiro de 2021

Consumir alimentos que deixam a pele bonita é hoje uma forma de cuidado de beleza! Nutricionista indica os alimentos e nutrientes mais importantes.

Você vai se admirar mas os alimentos que deixam a pele mais bonita já fazem parte da dieta de muitas mulheres.

É isso mesmo, uma pele bonita e brilhante começa com a forma como nos alimentamos!

Consumir os alimentos que deixam a pele bonita ajuda na saúde e na beleza. Quando priorizamos alimentos variados, com cores vibrantes, fontes de antioxidantes além de gorduras saudáveis, água e nutrientes essenciais, nosso organismo mostrará sua apreciação por meio do seu maior órgão: nossa pele. Afinal, a pele costuma ser a primeira parte do corpo a apresentar problemas internos.

O corpo é construído com os alimentos que ingerimos e vai recompensá-lo ou puní-lo dependendo das escolhas.

OS BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS PARA BELEZA DA PELE

Estudos sugerem que uma alimentação saudável, baseada em frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, minimamente processados, boas quantidades de antioxidantes, alimentos anti-inflamatórios, adequadas quantidades de proteínas, vitaminais, minerais essenciais e gorduras saudáveis o recompensará com um corpo saudável e uma pele mais jovem e brilhante.

Conversamos com a nutricionista Adriana Stavro e ela nos explica o quanto alimentação é fundamental para a saúde e a beleza da pele. E dá exemplos de alimentos que deixam a pele mais bonita.

Dica de beleza: veja os alimentos que deixam a pele mais bonita
Nutricionista Adriana Stavro – os alimentos que deixam a pele bonita.


QUAL A RELAÇÃO ENTRE ALIMENTAÇÃO E BELEZA?

A conexão entre nutrição e beleza da pele, ou melhor, o efeito da nutrição no envelhecimento da pele, tem sido um campo de pesquisa ao longo dos últimos anos. O envelhecimento cutâneo consiste em dois processos, intrínseco e extrínseco.

A prevenção é a forma mais eficaz de combater os efeitos do tempo, e a melhor estratégia de autocuidados é incluir um estilo de vida estruturado com ingestão alimentar de qualidade. Alimentos que deixam a pele bonita devem entrar na dieta.


COMO OS ALIMENTOS DEIXAM A PELE BONITA?

A formação de espécies reativas de oxigênio (EROS) pode ocorrer nas células de duas maneiras: reações enzimáticas e não enzimáticas. As reações enzimáticas incluem aquelas envolvidas na cadeia respiratória, na fagocitose, na síntese de prostaglandinas e no sistema do citocromo P450. 

Já as não enzimáticas podem ocorrer durante a fosforilação oxidativa, ou seja, respiração aeróbica na mitocôndria. Seus efeitos negativos são neutralizados por defesas antioxidantes. 

O estresse oxidativo (EO) ocorre a partir do desequilíbrio entre a produção de espécies reativas de oxigênio (EROS) e essas defesas antioxidantes.  A teoria do estresse oxidativo no envelhecimento é baseada na hipótese de que as perdas funcionais associadas à idade são devidas ao acúmulo de danos induzidos por espécies reativas de oxigênio. 

Ao mesmo tempo, o estresse oxidativo está envolvido em várias condições relacionadas à idade como doenças cardiovasculares, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica, doenças neurodegenerativas e câncer.

Dado o importante papel do estresse oxidativo na patogênese de muitas condições clínicas e no envelhecimento, a terapia antioxidante pode ajudar positivamente na história natural de várias doenças assim como na saúde e beleza da pele.


QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UMA DIETA ANTIOXIDANTE?

Uma dieta rica em antioxidantes pode reduzir o risco de muitas doenças. Os antioxidantes eliminam os radicais livres das células do corpo e reduzem os danos causados ​​pela oxidação.

O efeito protetor dos antioxidantes continua a ser estudado. Por exemplo, homens que comem muito licopeno, um antioxidante encontrado no tomate, pode ter menos probabilidade de desenvolver câncer de próstata. 

A luteína, encontrada no espinafre e no milho, tem sido associada a uma menor incidência de degeneração macular e perda de visão em idosos. 

Acredita-se que os flavonoides como as catequinas encontradas no chá verde contribuam para as baixas taxas de doenças.

Por isso, é importante adicionar alimentos para uma pele bonita no cardápio.

Alimentos para a beleza da pele. Imagem: Trang Doan/Pexels

QUAIS SÃO OS ALIMENTOS QUE DEIXAM A PELE BONITA?

Consumir os alimentos para ter uma pele mais bonita é fácil pois eles são muito acessíveis. Veja a lista:

Brócolis

Os cuidados com a pele não incluem apenas brilho, mas também sua imunidade. Uma vez que o brócolis é uma fonte de antioxidantes e nutrientes como a vitamina C e minerais, como cobre e zinco, o brócolis ajuda a manter a pele saudável. Isso significa que também protege a pele contra infecções, além de manter o brilho natural. 

Além disso, a vitamina C auxilia na produção de colágeno, tornando a pele mais jovem. Os brócolis contêm uma substância chamada glucorafanina que é convertida em sulforafano, auxiliando na reparação da pele, tornando-a mais saudável. Assim, comer brócolis renova sua pele mais rapidamente, e dá à sua tez um belo brilho natural.

Sementes de romã

É uma das frutas mais saudáveis. Sua atividade antioxidante parece ser ainda maior do que a do chá verde. Além disso são ricas em vitamina C, que protege nosso corpo dos danos dos radicais livres, e ajudaa a reduzir os níveis de inflamação.

Essas frutas contêm um composto chamado punicalaginas, um antioxidante que pode ajudar a preservar o colágeno da pele, retardando os sinais de envelhecimento. Ele também ajuda a proteger a pele dos danos do sol.

Além do mais, os pesquisadores sugerem que diferentes partes da romã podem trabalhar juntas para reparar a pele danificada, e aumentar a produção de colágeno

Abacate

São ricos em ácidos graxos, que combatem a inflamação e promovem uma pele macia e flexível. 

Eles também contêm uma variedade de nutrientes essenciais que podem prevenir o envelhecimento, incluindo vitaminas K, C, E e A, complexo B e potássio.

O alto teor de vitamina A nos abacates pode ajudar a eliminar as células mortas, deixando uma pele linda e brilhante. 

Seu teor de carotenoides também pode ajudar a bloquear as toxinas e os danos dos raios solares, e ajudar a proteger contra o câncer de pele.

Além disso, os abacates contêm compostos únicos chamados álcoois graxos poli hidroxilados. Eles podem combater a inflamação, proteger a pele do sol, e ajudar a reparar o DNA danificado.

Seu alto teor de gordura monoinsaturada, e os antioxidantes luteína e zeaxantina, fornecem proteção adicional à pele e ao DNA.

Agrião

O agrião atua como um antisséptico interno, aumentando a circulação e distribuição de minerais a todas as células, resultando em maior oxigenação da pele. 

Rico em antioxidantes, o agrião neutraliza os radicais livres prejudiciais, reduzindo as linhas de expressão e as rugas finas.

Os isotiocianatos do agrião também podem prevenir o câncer de pele. Esses compostos interferem nas células malignas, e restauram a função celular normal.

Pimentão vermelho

Os pimentões vermelhos são ricos em antioxidantes chamados carotenoides, além de vitamina C, que ajuda na produção de colágeno.

Os carotenoides são pigmentos vegetais responsáveis ​​pelas cores vermelha, amarela, e laranja em muitas frutas e vegetais. Eles têm uma variedade de propriedades anti-inflamatórias, e podem ajudar a proteger a pele da luz solar, poluição e toxinas ambientais.

Mirtilos

Os mirtilos são ricos em vitaminas A, C e antocianina. Estes antioxidantes combatem os radicais livres da exposição ao sol, estresse e poluição, moderando a resposta inflamatória e prevenindo  a perda de colágeno, que podem causar danos à pele ao longo do tempo e acelerar o processo de envelhecimento.

Os mirtilos também contêm quantidades significativas de zinco e ferro, ambos elementos amigos da pele

Mamão

Rico emvitaminas A, C, K, E e complexo B, cálcio, potássio, magnésio e fósforo. Fonte de antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres, retardar os sinais de envelhecimento, reduz as rugas e linhas de expressão, diminui a acne, (principalmente em adolescente) e melasmas. 

Espinafre

É um super hidratante cheio de antioxidantes, que ajudam a oxigenar e reabastecer o corpo todo. 

Também é rico em: vitaminas A, C, E, K, magnésio, ferro heme e luteína.

O alto teor de vitamina C desta folha verde aumenta a produção de colágeno para manter a pele firme.  

A vitamina A promove cabelos fortes e brilhantes, enquanto a vitamina K ajuda reduzir a inflamação nas células.

Amêndoas

São ótima fonte de vitamina E, que ajuda a reparar o tecido da pele, reter a umidade e proteger dos raios UV. 

As amêndoas contêm  ácidos graxos ômega-3, um anti-inflamatório que ajuda a fortalecer as membranas celulares da pele contra danos dos raios solares e dão à pele um brilho preservando sua barreira natural.

Além disso, fornecem fibras, gorduras essenciais e proteínas.

Elas são responsáveis ​​por deixar a cútis macia e flexível, além de dar-lhe um brilho natural e com aparência mais lisa. Portanto, se você ainda não adicionou amêndoas à sua alimentação, faça logo para obter uma pele naturalmente brilhante e saudável.

Temperos e especiarias

As especiarias fazem mais que apenas adicionar sabor à comida. Elas contêm vários compostos que podem ter efeitos benéficos para a saúde.

Pesquisas sugerem que algumas especiarias podem até mesmo ajudar a sua pele a parecer mais jovem. É o caso da canela, que demonstrou aumentar a produção de colágeno e aumentou a firmeza e elasticidade da pele.

O gengibre contém gingerol.  Este composto tem efeitos anti-inflamatórios que podem ajudar a prevenir as manchas senis, que se desenvolvem devido à exposição ao sol.

Batata doce

A cor laranja da batata-doce vem de um antioxidante chamado betacaroteno, que é convertido em vitamina A, e  pode ajudar a restaurar a elasticidade da pele, promover a renovação das células mortas e contribuir para uma pele macia e com aparência saudável.

A batata doce também é rica em vitamina C e vitamina E, ambas muito importantes para manter a pele saudável, brilhante e flexível. A vitamina C ajuda a aumentar o colágeno, que fortalece a pele. 

Os antioxidantes presentes na batata-doce também são responsáveis ​​pelo brilho natural da pele. 

O tubérculo ainda é uma fonte rica em antocianinas que ajudam a prevenir manchas escuras, mantendo a atividade dos radicais livres sob controle.

SUPLEMENTOS ALIMENTARES SÃO COMPLEMENTARES?

Os suplementos dietéticos tornaram-se parte proeminente da cultura popular, e seu uso é principalmente autoiniciado em vez de baseado nas necessidades individuais e apresenta desafios de segurança e eficácia para consumidores.

Suplementos alimentares complementares foram criados para preencher lacunas na ingestão de nutrientes. Por isso, a melhor estratégia é conversar com seu médico ou nutricionista para avaliar de forma personalizada se há deficiência, de qual substância e em que grau.

FONTES

Loft, S., & Sandström, B. (2004). The 6-a-day study: effects of fruit and vegetables on markers of oxidative stress and antioxidative defense in healthy nonsmokers. The American journal of clinical nutrition79(6), 1060–1072. https://doi.org/10.1093/ajcn/79.6.1060

Schagen, Silke K et al. “Descobrindo a ligação entre nutrição e envelhecimento da pele.” Dermato-endocrinology vol. 4,3 (2012): 298-307. doi: 10.4161 / derm.22876

Zeb A. (2015). Perfil fenólico e potencial antioxidante do agrião silvestre (Nasturtium officinale L.). SpringerPlus , 4 , 714. https://doi.org/10.1186/s40064-015-1514-5

https://www.healthline.com/health/food-nutrition/anti-aging-foods? slot_pos=article_1&utm_source=Sailthru%20Email&utm_medium=Email&utm_campaign=authoritynutrition&utm_content=2020-07-31&apid=35672738#Flood-your-body-with-powerful-nutrients

https://www.healthline.com/nutrition/11-foods-to-look-younger

https://www.healthline.com/health/food-nutrition/anti-aging-foods

https://timesofindia.indiatimes.com/life-style/health-fitness/diet/11-health-benefits-of-broccoli/articleshowskin.

Imagem de capa: Ella Olsson/Pexels

……………………………………………………………………………………………………………………………….

Quer mais histórias como essa? Inscreva-se no boletim informativo semanal SempreBem!

Compartilhe com as amigas!

Gostou da matéria? Assine a nossa Newsletter e receba gratuitamente dicas para curtir a nova vida!