Atualizado em: 30 de outubro de 2023

Após os 40 anos, a saúde da mulher é afetada pelo desequilíbrio hormonal e o risco de problemas vasculares na menopausa aumenta

A chegada à maturidade é outra mudança marcante na vida das mulheres. Passar dos 40 anos significa redobrar os cuidados com a saúde. A menopausa, principal processo biológico que acontece na meia idade feminina, provoca um desequilíbrio hormonal que desencadeia alguns problemas de saúde, entre eles os riscos vasculares.

Para saber mais sobre a saúde vascular feminina, conversamos com a médica Carol Mardegan, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e tem como foco a Cirurgia Endovascular.

A médica diz que nem sempre as mulheres encaram essa fase muito bem. Com otimismo, a Dra. Carol diz que não precisa ser assim.

“A idade traz mais maturidade, estabilidade e qualidade de vida.”

Vejam o que ela explica sobre o risco de problemas vasculares na menopausa e as orientações para evitar esses transtornos.

OS RISCOS DE PROBLEMAS VASCULARES NA MENOPAUSA

A médica Carol Mardegan fala sobre problemas vasculares na menopausa
A médica Carol Mardegan fala sobre problemas vasculares na menopausa. Foto: Divulgação.

Segundo levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde 26% das mulheres acima dos 40 anos estão sujeitas à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), obesidade, aumento do colesterol e também da glicemia. O que fazer, antes dos 40 anos, para evitar essas doenças?

O corpo da mulher passa por muitas transformações ao longo da vida. Desde a adolescência, com a primeira menstruação, passando pela gestação, até a menopausa. São muitas fases e todas elas impactam, diretamente, na saúde.

Por isso, acredito na prevenção como forma de evitar ou retardar várias destas doenças. Hábitos saudáveis, equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, além de cuidados com a saúde íntima e a realização de exames preventivos estão entre as principais dicas para a manutenção de uma vida saudável e, consequentemente, para o aumento da longevidade feminina.

“Focar-se mais na própria saúde”

Após os 40 anos se inicia a fase de climatério, um período de transição entre a fase reprodutiva e a fase pós-menopausa. Durante esse período, como pode ser feito o tratamento das doenças citadas anteriormente?

A chegada dos 40 anos é um marco na vida das mulheres. Mas nem sempre elas encaram essa fase muito bem. Só que não precisa ser assim. Afinal, a idade traz mais maturidade, estabilidade e qualidade de vida. É claro que é preciso estar sempre atenta a qualquer mudança em seu corpo e, para isso, é necessário focar-se mais na própria saúde.

É aos 40 anos que a mulher entra na menopausa, o corpo perde algumas vitaminas, a pele fica um pouco mais ressecada, cabelos ficam mais quebradiços e sem vida e o metabolismo é mais lento. Por isso é importante manter rotina de exames, pratica de atividade física, alimentação saudável e qualidade do sono.

Segundo estudo da Soc. Bras. de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), cerca de 78% das mulheres com idade acima dos 40 anos estão suscetíveis a sofrerem com varizes. Existe alguma forma de prevenir o aparecimento delas ou de retardar o aparecimento?

Apesar de a menopausa demandar maior atenção no que se refere às varizes, a prevenção delas não é muito diferente do que outras fazes da vida da paciente. Por isso é importante:

  •  Parar de fumar
  • Evitar o sobrepeso ou obesidade
  • Praticar atividade física
  • Ter uma alimentação saudável
  • Beber água na quantidade ideal
  • Usar meias de compressão, se for indicado pelo médico
  • Realizar check up vascular anual

“Entre os 45 e os 64 anos, uma em cada nove mulheres tem alguma forma de doença cardiovascular”

Quais as doenças vasculares mais frequentes com a chegada à menopausa?

De acordo com dados do Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares mais comuns entre mulheres com mais de 50 anos de idade são o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC). Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, considerando mulheres da mesma faixa etária, a ocorrência de doença arterial coronariana é de duas a três vezes maior após a menopausa do que durante a pré-menopausa.

Entre os 45 e os 64 anos, uma em cada nove mulheres tem alguma forma de doença cardiovascular e, após os 65 anos, essa relação passa para uma em cada três mulheres. Além disso, quanto maiores os fatores de risco presentes (por exemplo, tabagismo, dislipidemia, sedentarismo, sobrepeso e diabetes), maiores serão as chances de eventos cardiovasculares. Além disso quase 80% das mulheres acima de 40 anos estão suscetíveis a sofrerem com varizes.

“No climatério, modificações hormonais, circulatórias e sanguíneas favorecem a progressão de doenças cardiovasculares”

Porque o risco de problemas vasculares na menopausa aumenta nesse período? 

No período do climatério ocorrem diversas modificações hormonais, circulatórias e sanguíneas na mulher que favorecem a progressão de doenças cardiovasculares.

Além do envelhecimento natural e da alteração do perfil metabólico nessa faixa etária, fatores como o descontrole do diabetes, sedentarismo, tabagismo, hipertensão arterial, falta de atividade física regular e sobrepeso aumentam a incidência dessas doenças.

Outro fator que contribui para a sua ocorrência é a redução dos níveis de estrógeno durante a menopausa, visto que o mesmo possui função vasodilatadora, evitando o acúmulo do LDL (colesterol ruim) e facilitando o HDL (colesterol bom).

Quais sinais ou sintomas a mulher deve observar?

  • Ondas de calor
  • Infecções urinárias
  • Dificuldade de se concentrar e memoria
  • Cansaço
  • Dor e inchaço nas pernas
  • Dores e incômodos nas articulações
  • Perda de massa óssea
  • Alteracoes de pele nas pernas, principalmente próximas ao pé e tornozelo

Como prevenir o aparecimento de problemas vasculares?

Além de obedecer às recomendações anteriores referentes ao estilo de vida, atividade física, dieta, tabagismo e consumo de álcool, a terapia de reposição hormonal (TRH) normalmente é considerada para o alívio dos sintomas climatéricos, conservação da massa óssea, melhoria do bem-estar e da sexualidade e proteção contra a perda do colágeno. É muito importante visitar anualmente o médico vascular para que se realize o check up anual.

Conecte-se com Carol Mardegan:

Site

Imagem de topo: Diana Grytsku/Freepik

……….

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar o nosso Boletim Informativo e receba mais conteúdos.

emogi dando beijinho

Fique SempreBem+

Inscreva-se em nosso boletim informativo semanal. Fique por dentro de histórias que vão inspirar você na nova idade!

[mailpoet_form id="1"]