Atualizado em: 5 de janeiro de 2021

Especialmente durante a menopausa, os alimentos têm um valor muito importante. Nutricionista diz quais são os melhores alimentos para mulheres na menopausa

Os alimentos têm um papel fundamental em nossa saúde. Na menopausa, eles podem ajudar mais do que imaginamos.

SempreBem conversou com a nutricionista Thais Dias sobre os melhores alimentos para as mulheres na menopausa. Comer corretamente ajuda a prevenir o ganho de peso, comum nesse período. Ajuda também a aliviar os sintomas da menopausa.   

Afinal, somos aquilo que comemos. A frase é de Hipócrates, o pai da medicina, dita há cerca de 2.500 anos. Hipócrates disse mais: “que o vosso alimento seja o vosso primeiro medicamento”.

Esse é o roteiro da entrevista com Thais: o valor dos alimentos e como eles podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa.

COMO OS ALIMENTOS ALIVIAM OS SINTOMAS DA MENOPAUSA?

Sem dúvidas, a alimentação saudável é uma aliada indispensável das mulheres que querem combater os mais diversos sintomas da menopausa. A alimentação saudável, baseada em comida de verdade, colorida e variada, é a chave para obter os nutrientes que o nosso corpo precisa para manter tudo em ordem. Todas as vitaminas, minerais, proteínas, energia, antioxidantes vem através da alimentação. Se a dieta é desequilibrada os sintomas tendem a serem exacerbados.

Como exemplos práticos vou citar alguns sintomas e os nutrientes que podem amenizá-los.

Insônia: Magnésio encontrado em sementes de abóbora, leguminosas e vegetais verdes escuros

Osteoporose: Cálcio e vitamina D encontrados em sardinha, leite e derivados, vegetais verdes escuros e ovos

Libido baixa: Gorduras boas encontradas em azeite, abacate, coco, castanhas para a adequada produção de hormônios sexuais

Ansiedade/Irritabilidade: Triptofano encontrado em chocolate amargo, banana, aveia, kiwi e chia.

Esses são alguns exemplos. Portanto, lembre-se: quanto mais natural e variada sua alimentação, mais branda será a manifestação dos sintomas.

OS ALIMENTOS AJUDAM NA REPOSIÇÃO HORMONAL?

Não. Neste caso acho mais prudente procurar orientação com um bom (boa) médico (a) ginecologista. Não existe comprovação segura de que alguns alimentos podem fazer essa reposição hormonal naturalmente.

Alimentação saudável, com os alimentos certos, ajuda nos sintomas da menopausa. Foto: Denis Tuksar/Unsplash.

QUAIS OS MELHORES ALIMENTOS PARA AS MULHERES NA MENOPAUSA?

Se eu pudesse citar três classes seriam:

Proteínas

Importantes para a saciedade, construção de massa magra, unhas, pele e cabelo; carnes, ovos, peixes, leite, queijos, iogurtes, feijões

Gorduras boas

Indispensáveis para um bom perfil de hormônios sexuais, saciedade, redução dos níveis de colesterol ruim; azeite, abacate, coco, castanhas

Alimentos roxos e vermelhos

Riquíssimas fontes de antioxidantes que combatem o envelhecimento celular: acerola, morango, mirtilo, beterrada, berinjela, repolho roxo, cebola roxa, cereja, uva, tomate, ameixa, maça.

O QUE DIZER DOS SUPLEMENTOS ALIMENTARES?

Na minha opinião toda suplementação deve ser individual e avaliada por um profissional capacitado. Temos que tomar muito cuidado para não cair em promessas milagrosas de emagrecimento ou da melhora dos sintomas através de cápsulas ou suplementos mirabolantes. Por mais que sejam naturais, suplementos podem trazer efeitos indesejados. Por isso, devemos ser cautelosas e realmente só utilizar com prescrição médica ou nutricional. Mas, sim, existem suplementos que podem minimizar os sintomas da menopausa quando associados a bons hábitos de vida.

OS CHÁS PARA A MENOPAUSA SÃO BONS COADJUVANTES?

Sim, mas também é interessante serem usados através de uma prescrição profissional pois podem causar outros efeitos. Os chás mais indicados para esta fase da vida seriam de folha de amora, chá verde, chá da casca de romã, chá de camomila, entre outros.

QUAIS ALIMENTOS EVITAR DURANTE A MENOPAUSA?

Sem sombra de dúvidas, se eu tivesse que listar alimentos a serem evitados seriam: industrializados de maneira geral, farinha branca, açúcar e bebida alcoólica.

COMO DEVE SER UM CARDÁPIO DA MENOPAUSA?

Adoro trabalhar a dieta para mulheres nessa fase da vida pois a melhora dos sintomas através da alimentação é muito significativa. Aqui vão algumas dicas:

No café da manhã

Não deixe faltar proteína. Adicione ovos, receitas com recheio de frango ou queijo e leite no café. Substitua o pão por receitas mais nutritivas como panqueca de banana, pão de queijo de frigideira, crepioca, entre outras (no meu Instagram tem várias receitas que podem te ajudar @thaisdiasnutri). Se possível adicione também uma fruta, de preferência vermelha ou roxa.

No almoço

Escolha uma boa fonte de carboidratos (mandioca, batata, arroz integral, macarrão integral, quinoa, ou outra), adicione uma fonte de proteína magra, dando preferência para peixes ricos em ômega 3 como salmão, sardinha e atum. Coma devagar e se possível coma um prato bem cheio de salada e legumes antes com pelo menos 2 cores diferentes. Tempere essa salada com azeite e adicione semente de abóbora para ficar ainda mais nutritivo.

No lanche da tarde

Coloque uma fruta com gordura boa (castanhas, amendoim, nozes) ou adicione uma proteína a essa fruta como iogurte natural, por exemplo

Jantar

Faça uma refeição completa com carboidrato e proteína também, isso vai te ajudar a parar de beliscar.

Se possível procure uma nutricionista para te ajudar com um cardápio personalizado de acordo com sua rotina e alimentos que você já tem costume. Alimentação saudável não precisa ser cara, aposte em alimentos encontrados na feira para cuidar da sua saúde.

Os melhores alimentos para as mulheres na menopausaNutricionista Thais Dias
Nutricionista Thais Dias

* Thais Dias é nutricionista, especialista em emagrecimento feminino e já ajudou mais de mil mulheres a melhorarem sua saúde e autoestima através da reeducação alimentar.

Espero que tenham gostado das dicas.

Para mais informações acessem meu Instagram: @thaisdiasnutri

Por lá dou aulas gratuitas todas as segundas feiras, às 21h, com várias dicas sobre emagrecimento feminino. Além disso, diariamente, dou dicas para quem quer emagrecer com saúde através da reeducação alimentar.

Foto de capa: Engin Akyurt/Pixabay.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

Quer mais histórias como essa? Inscreva-se no boletim informativo semanal SempreBem!

Compartilhe com as amigas!

Gostou da matéria? Assine a nossa Newsletter e receba gratuitamente dicas para curtir a nova vida!