Atualizado em: 28 de fevereiro de 2022

Mariza Tavares escreve para as mulheres de todas as idades sobre uma parte da vida que ainda é tabu para todas

Por: Mirtes Wiermann

A jornalista Mariza Tavares está lançando um livro sobre a menopausa dedicado a todas as mulheres.   

A menopausa é um tabu que limita a vida de milhões de mulheres. Mas, isso está começando a mudar. A menopausa virou assunto nas redes sociais, na mídia, na novela. As novas mulheres maduras estão escancarando os preconceitos contra a mulher de 50 anos. O livro da Mariza Tavares é uma contribuição e tanto para essa conversa.

O livro “Menopausa, o momento de fazer as escolhas certas”, Editora Contexto, começa a chegar às livrarias agora em março. O lançamento será no dia 8, na Livraria Travessa, de Ipanema, no Rio, e no dia 9 na Travessa, de Pinheiros, em São Paulo. 

Mariza Tavares escreve o blog “Longevidade: modo de usar”, no portal g1, e se especializou em longevidade.  Sobre o tema, escreveu o livro “Longevidade no cotidiano: a arte de envelhecer bem”, também pela Editora Contexto.

No livro sobre menopausa, Mariza fala que a menopausa é um movimento e convida a todas para participar dele. Um movimento para emancipar a mulher madura de tantos preconceitos.

Nós conversamos com a jornalista sobre o seu livro e tudo que ela vem descobrindo sobre esse tema tão significativo.  

Livro sobre menopausa expõe tabu contra a mulher

Livro sobre a menopausa da jornalista Mariza Tavares
Livro sobre a menopausa da jornalista Mariza Tavares

Você é autora de um livro sobre longevidade e tem uma coluna sobre o tema no portal g1. Por que falar da menopausa?

Falar de menopausa se tornou um caminho natural a trilhar depois de abordar questões relacionadas à longevidade desde 2016, no blog do g1, e do livro lançado em 2020 (“Longevidade no cotidiano: a arte de envelhecer bem”). A janela da meia-idade é crucial para tomarmos decisões e alterar hábitos que vão fazer toda a diferença na segunda metade da vida. Para nós, mulheres, as mudanças físicas, emocionais e psíquicas são tão impactantes que precisamos de uma bússola para navegar nesse mar desconhecido.


Como você aborda esse assunto no seu livro?

Entrevistei diversas mulheres, com idades entre 44 e 59 anos, de diferentes atividades, para mostrar a diversidade que existe nessa fase da vida. Conversei com especialistas e usei um amplo material de pesquisa, porque minha intenção não era me limitar à questão física/biológica. O livro está dividido em cinco seções: o corpo, as emoções, as relações, o sexo e o segundo ato, que abrange trabalho e a luta pelos nossos direitos.


Por que a menopausa é o momento de fazer escolhas certas?

É quando o estrogênio, o hormônio protetor das mulheres, começa a sair de cena. Os cuidados com a saúde são fundamentais: alimentação equilibrada, atividade física e sono de qualidade. Costumo dizer que dormir bem equivale a um spa. Também é o momento de avaliar nossos relacionamentos e nos cercar de pessoas que nos amam e nos respeitam.


É significativo que o livro vai ser lançado no Dia Internacional da Mulher. Qual a sua expectativa com relação a ele?

Foi uma feliz coincidência que o livro tenha ficado pronto tão perto de data que simboliza a luta feminina em busca de seus direitos. Espero que sirva como uma ferramenta útil para as mulheres a partir dos 35 anos se sentirem acolhidas em sua jornada rumo à maturidade.


A menopausa é um assunto cada vez mais popular na mídia. As novas mulheres maduras estão ajudando a escancarar esse tabu?

Vejo com otimismo esse movimento para jogar luz sobre o assunto. Vivemos numa sociedade na qual o mantra é permanecer jovem a qualquer custo, por isso a menopausa tem um “carimbo” de defeito a ser ocultado e corrigido. As mães se preocupam em conversar com as filhas sobre a primeira menstruação e até sobre sexo, mas a menopausa fica coberta com um manto de silêncio. Gerações que vieram antes de nós sofreram caladas com sintomas que prejudicaram sua qualidade de vida e está na hora de reescrever essa história.

Qual a sua experiência pessoal com a menopausa?

Descobri uma doença autoimune durante um check-up aos 46 anos, quando passei a ser acompanhada por uma endocrinologista e a fazer terapia de reposição hormonal, o que me ajudou a lidar com as mudanças do climatério. Embora cada caso seja único, e todos necessitem de acompanhamento médico, nesse ponto fui uma privilegiada.

Depois de tudo que você pesquisou para o livro, qual o seu recado para as mulheres, jovens ou maduras?

O climatério é a fase na qual alcançamos maior autoconhecimento e autoconfiança. Nunca estivemos tão bem preparadas para tomar as rédeas de nossas vidas. Temos uma dupla missão: cuidar melhor de nós mesmas e educar os que nos rodeiam. A menopausa é um movimento, gostaria de convidar todas a participar dele.

A menopausa é um movimento, gostaria de convidar todas a participar dele.

A jornalista Mariza Tavares foi diretora-executiva da rádio CBN, editora executiva de O Globo e repórter de Veja. Mantém o blog Longevidade: modo de usar, no portal G1. É professora na PUC-Rio e participa do conselho editorial da Agência Lupa.

*O livro “Menopausa, o momento de fazer as escolhas certas”, de Mariza Tavares, esta disponível nos sites da Editora Contexto e da Amazon.

Mariza também é autora do livro: “Longevidade no cotidiano”.

Longevidade no cotidiano: A arte de envelhecer bem - Mariza Tavares
Mariza Tavares também é autora do livro “Longevidade no cotidiano: A arte de envelhecer bem”

Foto no topo: Ana Branco

…………………………………………………………………………………………..

Gostou desse conteúdo? Quer receber nossas dicas de beleza, estilo de vida e compras para mulheres 45+? Inscreva-se em nossa Newsletter .

Acompanhe SempreBem+ no Facebook e Instagran e compartilhe com as amigas!

Fique SempreBem+

Inscreva-se em nosso boletim informativo semanal. Fique por dentro de histórias que vão inspirar você na nova idade!

[mailpoet_form id="1"]