Atualizado em: 2 de fevereiro de 2021

A Yoga Terapia Hormonal foi criada por uma brasileira e já está em muitos países. A ioga para mulheres melhora o equilíbrio hormonal, a energia e flexibilidade  

A ioga é uma prática benéfica para todas as pessoas em qualquer fase da vida. Seus benefícios para a saúde do corpo e da mente são comprovados.

A ioga também pode ajudar mulheres com desequilíbrio hormonal, especialmente aquelas que estão passando pelo climatério e menopausa.

Uma brasileira desenvolveu uma prática que beneficia mulheres que sofrem com os sintomas desagradáveis da menopausa de insônia, irritabilidade, perda da libido, calores, ganho de peso, entre outros.

A psicóloga e ioga terapeuta brasileira Dinah Rodrigues desenvolveu um método natural e holístico para aliviar a menopausa e outras situações provocadas pelo desequilíbrio hormonal na vida das mulheres.  

A ioga terapeuta desenvolveu a prática para aliviar os sintomas da menopausa que ela própria estava vivendo na época. Daí, ela passou a ensinar outras mulheres e percebeu mais benefícios. A prática foi pesquisada por médicos e na Unifesp – Universidade Federal de São Paulo. Surgiu a Yoga Terapia Hormonal.

O método se popularizou e terapeutas de vários países aprenderam o método com a terapeuta Dinah, espalhando a prática pelo mundo.

IOGA PARA MULHERES

A instrutora de yoga Sonia Maggiotto é uma das seguidoras da prática da Yoga Terapia Hormonal. Nesses tempo de distanciamento social, ela desenvolveu um curso online para ensinar a prática. Aqui, ela explica quais são os benefícios do método e como conseguir os resultados com os exercícios.  

 

Ioga para mulheres ajuda na menopausa. Imagem: Dylan Gillis/Unsplash

O QUE É A YOGA TERAPIA HORMONAL

Yoga Terapia Hormonal é um olhar do Yoga, abrangendo diversas técnicas, sobre o sistema glandular e suas interações tanto no corpo físico, quanto no corpo sutil.  Com práticas acessíveis de posturas (asanas), exercícios respiratórios (pranayamas), contrações (bandhas), gestos com as mãos (mudras), visualizações, aromaterapia e ajustes no estilo de vida, a Yoga Terapia Hormonal propicia o equilíbrio da produção de hormônios, de acordo com a fase da vida da mulher (e do homem também).

BENEFÍCIOS DA TERAPIA DE IOGA HORMONAL PARA MULHERES

Uma vez que estamos falando do equilíbrio do sistema glandular, os benefícios para as mulheres, em especial, se apresentam desde o alívio de sintomas desagradáveis de TPM (irritabilidade, desconfortos, insônia etc) ou da menopausa (calores, baixa libido, secura vaginal, cansaço e fraqueza, por exemplo), até na ativação do metabolismo, uma vez que a YTH trabalha todo o sistema, inclusive tireoide.

Qualquer pessoa pode praticar, exceto quem tenha alguma contra indicação médica.

YOGA PARA MULHERES E A REPOSIÇÃO HORMONAL

Cada mulher deve fazer suas escolhas e conversar com seu médico. Mas, a experiência mostra, inclusive com relatos em pesquisa realizada, que a prática regular da YTH aumenta níveis de hormônios, quando necessário, de forma natural e relativamente rápida.

BENEFÍCIOS DA YOGA TERAPIA HORMONAL

Melhora a energia vital

A prática é indicada para as mulheres de qualquer idade, pois regula níveis hormonais, traz solução para alivio de sintomas, seja da TPM, seja da Menopausa, ou como preventivo. O Yoga e a Yoga Terapia Hormonal despertam a cura, considerando não apenas o corpo físico, mas atuando também na gestão da energia vital e na mente, com desbloqueios e quebra de padrões e condicionamentos.

Mais disposição

Os resultados dependem sempre da regularidade da prática, do estado inicial de cada mulher. Não podemos adiantar um prazo específico, seria arriscado. De qualquer forma, o fato de se sentir melhor, relaxada, com mais disposição, isso vem a cada aula.

Mais equilíbrio e flexibilidade

Na Yoga Terapia Hormonal trabalhamos com posturas simples e acessíveis do Hatha Yoga, que atuam no corpo todo, trazendo força, equilíbrio e flexibilidade, sejam elas em pé, sentada ou deitada. Atua na gestão da energia vital com pranayamas (respirações) e mudrás, que são posições com as mãos com finalidades específicas e terapêuticas. Temos também visualizações e relaxamentos conduzidos.

Ioga para mulheres.

Sonia Maggiotto é instrutora de yoga formada pelo Ganesha Centro de Cuidados do Ser. Possui formação em Yogaterapia, pelo Instituto de Yogaterapia; em Yoga Dance, com a Professora Fernanda Cunha. Participou de diversos cursos de especialização em Meditação, Mudrás, Asanas, Pranayamas e Yoga Nidra, além de eventos relacionados a Vedanta, com mestres tanto no Brasil, quanto na Índia, onde esteve por algumas vezes em busca de aprofundamento.

…………………………………………………………………………..

Imagem da capa: Karlyukav/Freepik.

Gostou da matéria? Assine a nossa Newsletter e receba gratuitamente dicas para curtir a nova vida!