Atualizado em: 8 de abril de 2019

Um intestino saudável traz benefícios para a beleza, como a recuperação de tecidos da pele, unhas e cabelo e formação de colágeno

O intestino saudável é fundamental para a saúde do corpo, para a beleza e para evitar o envelhecimento precoce. Tantos benefícios dependem do bom funcionamento do intestino e envolvem diversos fatores, explica o nutricionista Murilo Pereira.

Intestino saudável permite recuperação de tecidos e formação de colágeno

O nutricionista acredita que “o adequado funcionamento intestinal acaba gerando repercussões em todos os processos que estão relacionados à saúde e à beleza, principalmente na qualidade de absorção de vitaminas e minerais, absorção de macro nutrientes, como proteína, aminoácidos, carboidratos e lipídios.  Isso faz com que o organismo tenha um metabolismo mais adequado com menos espécies reativas de oxigênios ou com menos radicais livres, que é o que induz o processo de envelhecimento precoce”.  

Com o funcionamento intestinal adequado ocorre menos inflamação de baixo grau, que é a inflamação intestinal que gera um dano oxidativo no indivíduo e acaba gerando o envelhecimento precoce.

O funcionamento intestinal adequado tem vários benefícios, entre eles:  

  • Possibilita uma melhora na recuperação dos tecidos que compõem a pele, o cabelo e a unha.
  • Melhora a formação de colágeno, que por sua vez garante mais rigidez aos tecidos conjuntivos, fazendo com que tenhamos menos flacidez corporal.

Desequilíbrio do intestino e suas consequências

Se os benefícios da saúde intestinal são vários, o desequilíbrio também tem consequências.

O desequilíbrio intestinal é uma alteração na digestibilidade e na absorção de nutrientes que  pode gerar consequências não apenas incômodas ao paciente, mas em doenças. Os sinais desse desequilíbrio são bem conhecidos por muitas pessoas:

  • Gases
  • Queimação
  • Azia
  • Constipação intestinal

Modulação intestinal: solução com alimentos menos processados e suplementos nutracêuticos

O nutricionista Murilo Pinheiro explica que a modulação intestinal é composta por estratégias nutricionais que vão garantir um equilíbrio da imunidade inata, ou seja, um equilíbrio das funções naturais do intestino, como as que se referem ao revestimento e à permeabilidade.

“As estratégias são através de alimentos minimamente processados, de acordo com o Guia Alimentar Brasileiro de 2015. A modulação intestinal leva em consideração o consumo destes alimentos com a suplementação de nutracêuticos que podem reestabelecer a imunidade intestinal, como probióticos, prebioticos e suplementos que garantam um aporte de vitaminas e minerais para que tenhamos um menor processo oxidativo, como a Coenzima Q10”.

Como preservar o equilíbrio da microbiota e a saúde do intestino

Alimentos naturais

O nutricionista explica que são os alimentos naturais, com vida e minimamente processados e o suporte nutricional a partir de fibras não digeríveis ou alimentos substratos não digeríveis, que permitem o metabolismo microbiano e a síntese de ácidos graxos de cadeia curta.N

Suplementos que ajudam

Existem novidades para o tratamento ou recuperação do equilíbrio da microbiota intestinal. O nutricionista aponta alguns: “extratos de plantas ou derivados de fungos, que têm como papel estimular a formação de bacteriocinas e defensinas pelo próprio aparelho intestinal. É importante ressaltar a necessidade de compreensão de cada um dos mecanismos envolvidos em cada suplemento, mas eu posso destacar alguns deles: extrato de gengibre, betaglucana de levedura, probioticos, dentre outros”.

Nutricionista Murilo Pereira  – 6o. Meeting Brasileiro de Nutrição Estética
www.facebook.com/murilo.pereira.7731

-Nutricionista pela Universidade Federal de Pelotas;
-Mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde cursou Doutorado;
-Professor da pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional do Instituto VP Consultoria Nutricional;
-Coordenador do curso de Nutrição no Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB;
Consultor Científico da VITAFOR Suplementos Nutricionais.
www.facebook.com/murilo.pereira.7731

Foto de capa: Engin_Akyurt – Pixabay

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *