Você já percebeu que a sua pele não é mais a mesma na menopausa. Saiba que hidratar a pele seca é um dos segredos para uma aparência mais saudável e jovial.
A maioria de nós passa a vida cuidando da pele. Mas, o que funcionou até hoje, aos 50 anos pode não ter a mesma eficiência na hidratação do corpo e do rosto. Então, como cuidar da pele durante e após a menopausa para mantê-la com a melhor aparência? Hidratar a pele ressecada ajuda a ter uma aparência mais jovial nessa fase da vida.
Para manter a pele saudável e com uma aparência mais jovem, a hidratação é a chave. É a diferença entre a uva e a uva passa.
Porque a pele fica seca na menopausa
Por volta dos 51 anos de idade, acontece a menopausa, a última menstruação. Com isso, diminui a produção dos hormônios sexuais. Um deles, o estrogênio, é responsável por manter a umidade das articulações, da pele e mesmo da vagina, causando ressecamento dos tecidos.
Normalmente, a pele é coberta por uma camada de gorduras e óleos naturais. Eles agem como uma barreira para ajudar a reter a umidade natural e impedir a entrada de substâncias irritantes na pele.
Mas, à medida que envelhecemos, a pele afina e perdemos uma parte dessa proteção. Como resultado, podem surgir problemas como dermatite, eczema e psoríase.
A pele ressecada, além de perder o brilho e o viço, também favorece o surgimento das rugas e a flacidez.
O uso de hidradantes é recomendado para manter ou devolver a umidade da pele dando um aspecto mais jovem.
Hidratantes: O que são e como funcionam
Hidratar é a chave para proteger a pele após os 50 anos de idade. Algumas pessoas não gostam de usar, mas hidratar a pele pode ser a diferença para ter uma aparência mais jovem.
Os hidratantes são substâncias oleosas que são aplicadas à pele por fricção. São indicados para substituir os óleos naturais da pele, cobrir pequenas fissuras e fornecer uma película protetora calmante. Eles podem, assim, retardar a evaporação da umidade natural da pele, mantendo a hidratação e melhorando a aparência e o toque da pele seca e envelhecida.
A orientação de dermatologistas é usar cremes à base de óleo, sem perfume, corantes e conservantes. O hidratante ideal deve ajudar a restaurar a camada de gorduras da pele, melhorar os mecanismos naturais de retenção de umidade da pele, ser cosmeticamente elegante e aceitável, ser absorvido rapidamente, proporcionando hidratação imediata.
A importância de hidratar a pele seca
Hidratação diária é vital para a pele saudável e não deve ser um hábito apenas estético. A pele é o maior órgão do corpo e precisa de atenção regular para permanecer jovem, livre de manchas e saudável.
Como usar o hidratante e a frequência são importantes para conseguir resultados. Vejas as dicas do Centro de Informações de Saúde da Universidade do Tennessee.
Como escolher um hidratante
– Prefira loção com vitaminas e com um FPS de pelo 15 para proteger a pele durante o dia.
- A vitamina A e vitamina B5 aumentam a firmeza da pele e os níveis de umidade.
- As vitaminas C e E são antioxidantes e ajudam a proteger a pele e combater os danos à pele.
– Usar loções sem óleo, não comedogênicos (que não obstruem os poros), antialérgicos e indicados por dermatologistas.
Quando hidratar a pele
Os momentos mais importantes para usar o hidratante são: após o banho, o barbear e esfoliação. Pode ser até duas vezes por dia. Hidratar após o banho é muito importante porque a água quente retira toda a umidade e óleos da pele, deixando-a ressecada. Embora a água quente possa ser relaxante, ela também causa estragos na pele. Procure tomar banho com água morna e verá a diferença. Nunca pule o hidratante.
Hidratante protege a pele
A pele do rosto, orelhas, pescoço e peito é muito sensível às mudanças ambientais e são as áreas mais sensíveis para o desenvolvimento de câncer de pele. As células dessas áreas precisam de umidade para serem reparadas.
Além disso, a massagem na aplicação do hidratante ajuda a estimular a circulação sanguínea e a geração de células novas.
- Hidratar reduz os problemas de pele: Hidratar todos os dias pode reduzir a chance de desenvolver secura extrema que prejudica a pele podendo causar doenças comuns, como acne.
- Esconde outras manchas da pele: Usar um hidratante diário garante que as manchas da pele sejam camufladas. Isso acontece porque a hidratação tende a deixar a pele com um leve brilho. As loções com alguma tonalidade ou autobronzeador uniformizam diferentes tons de pele.
Dicas para hidratar a pele seca
- A hidratação ajuda a pele a manter seu brilho natural
- Evitar água quente no banho. Prefira a água morna
- Após o banho, seque delicadamente a pele, em vez de esfregar.
- Beba mais água, pelo menos 2 litros por dia.
- Use sabonetes suaves e sem perfume, com vitaminas e aloe vera. Sabonetes e shampoos que contêm álcool retiram os óleos naturais da pele.
- Use um umidificador de ar em climas muito secos.
- Muita atenção às mãos. Elas mostram os efeitos do ressecamento mais do que qualquer outra parte do corpo. Aplique um hidratante após cada lavagem das mãos.
- Use filtro solar ao ar livre, sempre.
- Aplique protetor labial regularmente. Ele ajuda os lábios secos e rachados. É recomendado o uso de um protetor labial com FPS de pelo menos 30.
Hidratar, sempre
O dermatologista pode te ajudar avaliando sua pele ressecada e indicar os melhores hidratantes para o seu rosto e o seu corpo. E, não se esqueça: tomar bastante água faz maravilhas para a sua pele.
Foto: Pixabay.
…………………………………..
Gostou desse conteúdo? Quer receber nossas dicas de beleza, estilo de vida e compras para mulheres 45+? Inscreva-se em nossa Newsletter .
Compartilhe com as amigas!
