Atualizado em: 1 de março de 2023

Pesquisadores acompanharam 14.000 mulheres na faixa dos 50 anos ao longo de duas décadas para o estudo sobre demência

Pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital em Boston, EUA, acompanharam 13.700 mulheres na faixa dos 50 anos por 20 anos. Eles avaliaram fatores de estilo de vida ligados à demência e monitoraram para o diagnóstico da doença. Individualmente, os sete fatores reduziram o risco em cerca de 6%. 

As mulheres foram recrutadas para o estudo entre 1992 e 1994 e foram acompanhadas até o ano de 2018. 

O estudo deve ser apresentado em abril na 75ª reunião anual da Academia Americana de Neurologia, a ser realizada em Boston.

SETE HÁBITOS SAUDÁVEIS QUE PODEM REDUZIR O RISCO DE DEMÊNCIA

  1. Ser ativo
  2. Comer melhor
  3. Manter o peso saudável
  4. Não fumar
  5. Manter a pressão arterial saudável
  6. Controlar o colesterol
  7. Manter baixo o nível de açúcar no sangue.

ESTILO DE VIDA INFLUENCIA A SAÚDE

Pamela Rist, professora assistente do Brigham and Women’s Hospital, que liderou a pesquisa, disse: “Pode ser empoderador para as pessoas saberem que, ao tomar medidas como se exercitar por meia hora por dia ou manter a pressão arterial sob controle, elas pode reduzir o risco de demência.”

Ela acrescentou: “Como agora sabemos que a demência pode começar no cérebro décadas antes do diagnóstico, é importante aprendermos mais sobre como os hábitos na meia-idade podem afetar o risco de demência na velhice”.

“A boa notícia é que fazer escolhas de estilo de vida saudável na meia-idade pode levar a uma diminuição do risco de demência mais tarde na vida.” 

Richard Oakley, pesquisador da Alzheimer’s Society, na Inglaterra, não participou do estudo mas comentou:

“Embora envelhecer seja o maior fator de risco no desenvolvimento de demência, esta pesquisa mostrou mais uma vez que há coisas que as pessoas podem fazer para diminuir o risco”.

“Não podemos controlar vários fatores de risco, como idade e genética, mas este estudo preliminar apoia as evidências existentes de que os fatores de estilo de vida desempenham um papel no risco de demência.”

O QUE É DEMÊNCIA

A demência é uma diminuição, lenta e progressiva, da função mental, que afeta a memória, o pensamento, o juízo e a capacidade de aprender, de acordo com o Manual MSD.

Normalmente, os sintomas incluem perda de memória, problemas para utilizar a linguagem e fazer as atividades, alterações de personalidade, desorientação e comportamento disruptivo ou inapropriado.

Imagem de topo: Andrea Piacquadio/Pexels

Gostou desse post? Quer receber nossos conteúdos de bem estar, menopausa, beleza e dicas de compras para mulheres 40+50+? Inscreva-se em nossa Newsletter .

Compartilhe com as amigas!

emogi dando beijinho

Fique SempreBem+

Inscreva-se em nosso boletim informativo semanal. Fique por dentro de histórias que vão inspirar você na nova idade!