Atualizado em: 26 de maio de 2020

 

A beleza vem de dentro para fora, já ouviu isso? Pois bem, uma dieta anti-rugas, com alimentos antioxidantes, pode proteger a pele contra rugas, flacidez e manchas.

É cada vez mais forte a ligação entre nutrição e a pele. Com isso, dietas ricas em antioxidantes podem retardar os sinais de envelhecimento.

Nos últimos anos, estudos científicos estão descobrindo que alimentação saudável está ligada a menos sinais de envelhecimento da pele.  De preferência, rica em antioxidantes. Portanto, vale a pena investir em uma dieta anti-rugas.

O segredo para uma pele saudável e radiante vem de dentro para fora. Os alimentos que ajudam a pele a combater os sinais do envelhecimento são os mesmos que nutrem o corpo. Portanto, uma dieta saudável, dentro de um estilo de vida saudável, é tudo o que você precisa fazer para retardar os sinais de envelhecimento da pele.  

Sinais de envelhecimento da pele

Linhas finas, rugas, pés de galinha, pele ressecada e sem elasticidade, manchas, aparência desgastada. Estes costumam ser os sinais mais evidentes do envelhecimento da pele.  

Vários fatores participam desse processo. Além da genética, a dieta alimentar e o estilo de vida podem acelerar ou retardar o envelhecimento da pele. A radiação ultravioleta, cigarro, consumo excessivo de álcool, sedentarismo, dieta rica em gordura e açúcar, aumento de peso levam a várias doenças e também ao aparecimento dos sinais do passar dos anos.

Fatores que envelhecem a pele

A pele é o maior órgão do corpo e a primeira defesa contra ameaças como a radiação ultravioleta (UV), variações de temperatura, alérgenos, micróbios, etc.

Vários fatores são responsáveis pelo surgimento de sinais como rugas e flacidez. O envelhecimento da pele é particularmente afetado pelos processos de oxidação, inflamação e glicação. Nossas escolhas alimentares, em uma dieta anti-rugas por exemplo, influenciam cada um desses fatores, de forma benéfica, ou não. 

Oxidação

A produção de radicais livres pelo estresse, poluição e exposição ao sol sem proteção causam danos ao colágeno e à elastina presentes na pele resultando em flacidez e rugas.

Inflamação

Estresse, ansiedade e exposição solar podem provocar processos inflamatórios, inclusive na pele, como eczemas, dermatites, urticária e outros. Essas inflamações degradam as fibras de colágeno e elastina. O resultado é o surgimento de rugas e flacidez na pele.

Glicação

É o processo pelo qual as moléculas de açúcar se ligam a proteínas. A glicação tem um grande impacto nas fibras de colágeno e elastina, responsáveis por manter a pele mais jovem e firme. O açúcar quebra as proteínas de colágeno e elastina resultando em rugas e perda de elasticidade e tonicidade.

Dieta anti-rugas: os nutrientes que protegem a pele

Para o envelhecimento saudável estudos recomendam uma dieta anti-rugas, rica em alimentos antioxidantes, anti-inflamatórios e com baixa carga glicêmica. As melhores fontes de nutrientes antioxidantes são os grãos, as frutas e legumes.

Veja quais são os principais nutrientes que retardam o envelhecimento da pele:

Dieta anti-rugas é rica em antioxidantes. Foto: RitaE/Pixabay.

Vitamina A

A vitamina A é um poderoso antioxidante. Seus benefícios para a beleza vão desde prevenir rugas e dar mais firmeza à pele.

Fontes de Vitamina A:

Óleos de origem animal, manteiga, gema de ovo, leite, queijos, carne, fígado, peixes gordos.

Vegetais verde escuro e folhosos, como espinafre, alface e repolho; hortaliças como abóbora, milho e cenoura; tomates e frutas de cor avermelhada, como melancia e mamão. 

Vitamina C

É um poderoso antioxidante e ajuda a prevenir o estresse oxidativo e a produção de radicais livres. Em quantidades suficientes, é um precursor para sintetizar o colágeno e reparar a pele danificada.

Fontes de vitamina C:

Folhas verdes, como o espinafre, couve e outras verduras, além do brócolis e couve-flor.

Frutas vermelhas, como morangos, framboesas e mirtilos; laranja, kiwi.

Vitamina D

A vitamina D é muito importante para o sistema imunológico e proteção dos ossos. Ela também atua na reestruturação da pele melhorando sua textura.

Fontes de vitamina D:

A principal fonte de vitamina D é a exposição ao sol. Segundo os dermatologistas, tomar sol durante 10 minutos por dia, entre o meio dia e as 16 horas, ajuda na formação da vitamina D.

Mas, em pequenas quantidades, ela também pode ser absorvida de alimentos e suplementos alimentares.

Alimentos que são fonte: peixes como atum, salmão e sardinha e gema de ovo.  

Vitamina E

A vitamina E é um antioxidante e um limpador de radicais livres ajudando a reduzir os danos causados pelo sol e contribuindo para uma pele mais saudável.

Fontes de vitamina E:

Peixes, como o salmão; amêndoas, sementes de girassol; óleos vegetais de gérmen de trigo e de cártamo; milho, soja e alguns tipos de carne.

Magnésio

É um mineral muito importante para a pele saudável. Ele participa da síntese de proteínas, é antioxidante e possui efeito calmante. O magnésio diminui o hormônio do estresse, o cortisol, que contribui para inúmeros problemas de pele. Ele também ajuda a dormir melhor, o que significa uma pele mais saudável.

Fontes de magnésio:

Chocolate escuro (mais de 70% de cacau), abacate, nozes, folhas verdes bem escuras, como espinafre e couve.

Ômega-3

É uma gordura saudável com ação anti-inflamatória e anti-oxidante. Sabe-se que a inflamação crônica pode destruir o colágeno e levar ao envelhecimento prematuro. Os ácidos graxos ômega-3 podem minimizar esses efeitos.

Fontes de ômega-3:

Peixes de água gelada, como o salmão e atum; nozes; sementes de linhaça, chia, abóbora, girassol, gergelim; vegetais folhosos; algas; óleo de soja, prímula e cânhamo; abacate.

Cúrcuma

A cúrcuma é usada há milhares de anos como erva medicinal e especiaria na culinária. Ela é um poderoso antioxiadante e antiinflamatóriao. A cúrcuma se liga a várias proteínas, incluindo o colágeno, protegendo de danos.

Polifenóis

Possui propriedades antioxidantes.

Fontes de polifenóis:

Frutas e bebidas de origem vegetal, como sucos de frutas, chá verde, café e vinho tinto. Legumes, cereais e chocolate também são fontes para a ingestão total de polifenóis. 

Coenzima Q10

Substância solúvel em gordura, sintetizada pelo organismo, semelhante à vitamina.

Fontes de coenzima Q10:

Peixes oleosos, como salmão e atum e grãos integrais. 

Probióticos e prebióticos

Os probióticos são bactérias saudáveis que ajudam o funcionamento do intestino e a absorção de nutrientes. Os mais comuns são: lactobacilos e bifidobactérias. Os prebióticos são o alimentos dessas bactérias do bem que compõem a microbiota do intestino, os probióticos.

Fontes de probióticos:

Iogurtes e leite fermentado.

Fontes de prebióticos:  

Fibras como verduras, aveia, alimentos integrais.

Estilo de vida saudável para uma pele saudável

Além dos nutrientes essenciais para um envelhecimento saudável e anti-rugas, os hábitos de vida também determinam nossa saúde e como envelhecemos. Nosso estilo de vida pode ter um efeito importante na prevenção de rugas, flacidez e outros danos.

Má alimentação e maus comportamentos levam à produção dos temidos radicais livres que provocam o estresse oxidativo danificando a pele.

Veja o que você pode começar a fazer, já:

Estilo de vida saudável inclui exercícios físicos e alimentação saudável. Foto: Freepick.

Tome sol

Na verdade, a vitamina D é um hormônio que é produzido na pele quando tomamos sol. O sol é a principal fonte de vitamina D, que é fundamntal para a saúde da pele. Durante a exposição à luz do sol, a radiação ultravioleta penetra na epiderme e fotolisa as substâncias que formam a vitamina D.

Mas, cuidado com o tempo de exposição: o sol também é um dos principais fatores de envelhecimento da pele. A radiação ultravioleta leva à produção dos temidos radicais livres e o resultado é o surgimento de rugas precoces, manchas na pele e até câncer de pele. Dez minutos por dia são suficientes.

Não fume

Fumar é péssimo para a saúde e para a pele pois o fumo danifica as fibras que dão resistência e elasticidade à pele.

Tome água

É incrível, mas muita gente esquece de tomar água. Tome pelo menos dois litros de água por dia, além de chás. Hidratar o corpo é fundamental para uma pele mais saudável.

Pratique exercícios físicos

Exercícios físicos reduzem o cortisol, melhora a elasticidade, fortalece a barreira de proteção da pele e previne o envelhecimento precoce.

Bem, parece que tudo se resume em mudar atitudes e adotar um estilo de vida saudável para retardar o envelhecimento. Para isso é preciso evitar o sol, não fumar, consumir álcool com moderação, praticar exercícios físicos e adotar uma dieta com os nutrientes certos. Não é difícil, é?

Foto de capa: Pixabay.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *