Atualizado em: 20 de outubro de 2020

Pele ressecada, flacidez e linhas finas começam a surgir nessa fase. Calma, existem tratamentos para prevenir e tratar quase tudo.

Cuidar da pele depois dos 40 anos faz toda a diferença para manter o rosto jovial por mais tempo. O envelhecimento da pele inicia lentamente e o skincare vai mudando com o passar dos anos. Começamos a notar os primeiros sinais de envelhecimento já depois dos 30 anos. Aos 40, eles se intensificam.

Quando iniciar o processo da menopausa, com a diminuição dos hormônios sexuais, geralmente após os 45 anos de idade, os efeitos na pele serão mais acentuados. Por isso, cuidar adequadamente da beleza ajuda a preservar a qualidade da pele do rosto por anos.

Genética e estilo de vida são os principais fatores que influenciam o envelhecimento da pele. Os primeiros sinais costumam ser:

  • Ressecamento da pele
  • Diminuição da elasticidade da pele
  • Surgimento de manchas
  • Os poros aumentam de tamanho
  • Surgem linhas finas
  • Afinamento geral do rosto com perda de músculo e gordura da face

Como cuidar da pele do meu rosto depois dos 40 anos?

Uso de protetor solar e cremes anti envelhecimento ajudam nos cuidados com a a pele depois dos 40 anos. Imagem: Unsplash.

Aos 40 anos, ocorre o aparecimento de descoloração, rugas, flacidez e redução da produção de colágeno.

Ao perceber os primeiros sinais de envelhecimento da pele, o ideal é conversar com o seu dermatologista para um diagnóstico e indicação dos procedimentos mais apropriados.

Com os tratamentos certos é possível melhorar a pele e desacelerar o processo biológico do passar dos anos.

De qualquer forma, é um momento de muitas dúvidas.

Preciso de cremes anti envelhecimento?

Se você ainda não está usando produtos anti-envelhecimento para a pele aos 40 anos, agora é a hora. Dois ingredientes utilizados em fórmulas são respaldados por anos de pesquisas: a vitamina C e os retinóides, com o objetivo de estimular o colágeno e prevenir e tratar rugas existentes. Outro produto indispensável é o protetor solar.

Há uma advertência com relação ao uso de retinóides: como eles provocam fotossensibilidade, é indicado o uso de protetor solar de com FPS alto, no mínimo FPS 50.

Para cuidar da pele depois dos 40 anos

  • Retinóides
  • Vitamina C
  • Protetor solar FPS 50

Como evitar o ressecamento da pele?

O ressecamento da pele faz parte do processo natural do envelhecimento e pode levar ao surgimento das linhas de expressão e perda de viço e de elasticidade.

Dermatologista Simone Stringhini. Cuidados com a pele, em qualquer idade, previne o envelhecimento precoce da pele.

A dermatologista Simone Stringhini, da Clínica Stringhini, Membro da Academia Americana de Dermatologia, explica os cuidados que as mulheres devem ter para evitar o ressecamento da pele, principalmente após os 40 anos.

Prá começar, você precisa evitar:

  • Banhos muito quentes
  • Uso de sabonetes alcalinos e abrasivos
  • Uso de buchas vegetais

“O sabonete mais indicado para a pele são os do tipo Syndet, que são sabonetes com o pH próximo ao da pele e são hidratantes”, diz a médica. 

O que os hidratantes devem conter?

Uma recomendação importante da dermatologista Simone Stringhini é usar produtos que contêm grandes quantidades de óleos, como hidratantes e loções.

“Esses produtos ajudam na reconstrução da barreira lipídica da pele, que é a camada cutânea localizada sobre a epiderme e que tem a função de proteger e preservar a hidratação e saúde da pele”.

A hidratação com cremes que contém esses óleos deve ser diária, principalmente pelas mulheres acima dos 40 anos.  

“Já existem hoje no mercado produtos hidratantes que contêm a quantidade exata de ativos, imitando a barreira lipídica da pele, que eu chamo de hidratantes inteligentes”.

A Dra.  Simone também indica uma consulta ao ginecologista para avaliar a necessidade de reposição hormonal, que ajudaria contra o ressecamento.  

“Além do ressecamento inerente à idade, pode ocorrer uma piora do ressecamento em função da diminuição do hormônio estrogênio. Mas, apenas o ginecologista pode indicar essa reposição de estrogênio, de acordo com cada caso.” 

Dá para rejuvenescer o rosto?  

A ginástica facial tem aparecido como uma das soluções para o rejuvenescimento facial. Mas, a Dra. Simone não recomenda essa prática.

“De acordo com a frequência da prática, a tendência é que as marcas de expressão se intensifiquem, podendo causar rugas”.

Para minimizar os sinais de envelhecimento da pele, a dermatologia conta com poderosos aliados: substâncias com propriedades dermatológicas e a tecnologia.

A Dra. Simone aponta os tratamentos dermatológicos indicados para mulheres acima dos 40 anos:

  • Botox (toxina botulínica)
  • Preenchimento de determinados pontos estratégicos,
  • Uso de bioestimuladores de colágeno
  • Aparelhos com laser
  • Radiofrequência microagulhada para tratar a flacidez

“Mas, o mais importante é que a mulher procure um bom dermatologista para que ele possa analisar o rosto da paciente, ouvir suas queixas e, a partir daí, criar um plano de tratamento específico para ela. Não existe um tratamento que seja melhor do que o outro, mas sim, uma combinação de tratamentos ideal que deve ser definida individualmente, de acordo com cada caso”.

Foto de capa: Hean Prinsloo/Unsplash

……………………………………………………………………………………………………………………………….

Quer mais histórias como essa? Assine o boletim informativo semanal de SempreBem.

Gostou da matéria? Assine a nossa Newsletter e receba gratuitamente dicas para curtir a nova vida!