Atualizado em: 6 de dezembro de 2021

A dermatologista Marcela Gomes dá dicas incríveis para você cuidar da pele na menopausa

A menopausa vai chegando de mansinho, diminuindo nossos hormônios e deixando pequenos sinais no corpo e na pele. Numa bela manhã, olhando no espelho, nos deparamos com um rosto meio diferente daquele dos 25, 30 anos. Marcas de expressão, uma ligeira flacidez aqui e ali, uma pele com uma textura mais fina e sem brilho.

Esse processo não tem volta. Mas, pode ser amenizado. Dermatologistas recomendam ajustar o estilo de vida às novas necessidades do corpo. Para isso, alimentação adequada às novas necessidades, atividade física, protetor solar e muita água.  

Veja a recomendação da dermatologista Adriana Vilarinho, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da AAD – Academia Americana de Dermatologia:

“Cuidar da pele aos primeiros sinais de envelhecimento é uma forma de prevenir que possamos chegar à maturidade mais joviais, porém, não se pode esquecer que o corpo fala. Use filtro solar, cuide da pele, dos cabelos, do corpo e da mente. Busque o seu melhor, por você e, tenho certeza, “velhice” ficará apenas no dicionário”, finaliza.

Como cuidar da beleza da pele na menopausa

Para tirar todas as dúvidas, nós conversamos com a dermatologista Marcela Gomes, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Clínica Adriana Vilarinho. Ela dá ótimas dicas para você cuidar da pele na menopausa.

Como a menopausa afeta a pele e a beleza da mulher?

Com a chegada da menopausa, o corpo da mulher sofre grandes alterações hormonais, levando a importante queda na produção de hormônios femininos, como o estrógeno e progesterona. Com isso, cai também a síntese de fibras colágenas, elastina e a hidratação da pele.

Quais os problemas de pele que aparecem nessa fase?

Os principais problemas e queixas dessa fase estão relacionados à flacidez, perda de viço e ressecamento da pele. A face perde a sustentação e a sensação é de “derretimento” da pele. As manchas também se tornam mais evidentes, pela exposição solar crônica.

Por que a pele envelhece mais a partir da menopausa?

A pele envelhece mais nessa fase devido à diminuição da hidratação, aumento da velocidade da quebra de colágeno e elastina existente e menor produção de fibras novas.

Como deve ser o novo skincare nessa idade?

A rotina de skincare dessa fase deve ser mais completa, começando com a higienização e tonificação. O uso de um sabonete suave, que não resseque a pele e um tônico sem álcool, com substâncias hidratantes deve ser o primeiro passo, pela manhã e à noite. Após, deve-se aplicar um creme hidratante específico para a região dos olhos, pois é uma área de pele muito fina e sensível. À noite, é indicado o uso de substâncias hidratantes e nutritivas, que pode ser alternado com algum ácido suave para renovação celular e clareamento da pele, como por exemplo, ácido glicólico ou retinol. Pela manhã, após a limpeza, tonificação e creme para os olhos, recomenda-se o uso de vitamina C e antioxidantes para proteger a pele da poluição e ajudar no clareamento. Após esse passo, é imprescindível o uso do protetor solar, com fator de proteção mínimo de 30, que pode estar associado a outras substâncias hidratantes, antioxidantes e/ou cor de base para maior proteção e homogeneização da pele.

Quais os ingredientes fundamentais na nova rotina de cuidados?

Na nova rotina, devem ser acrescentados ativos hidratantes, que “segurem” a água na pele, como, por exemplo, ácido hialurônico e ceramidas. Se a pele estiver manchada, vale a pena introduzir um clareador.

Quais os tratamentos de pele indicados na menopausa?

Os tratamentos da pele na menopausa visam principalmente a melhora da hidratação, flacidez e qualidade da pele.

São indicados tratamentos com laser para clarear as manchas e devolver o viço. Para melhorar a flacidez através do estímulo de colágeno, indicamos ultrasson microfocado e bioestimuladores. A melhora da hidratação pode ser alcançada com a aplicação de skin boosters, que são ácidos hialurônicos injetáveis, mas não para preenchimento e, sim, para hidratação profunda da pele, atenuando ainda as rugas finas.

O que você acha mais importante para cuidar da pele na menopausa?

O principal é que os tratamentos sejam individualizados e respeitando as queixas de cada paciente. Hábitos de vida saudáveis como boa alimentação, exercícios físicos e ingesta aumentada de água também contribuem para a boa aparência da pele. Evitar sol, cigarro, bebidas alcoólicas e excesso de açúcares ajudam nesse processo, pois são substâncias inflamatórias para o organismo, que contribuem para o seu envelhecimento como um todo.

_______________________________________________________________________________

Acompanhe SempreBem+ no Facebook e Instagran e compartilhe com as amigas!

Emogi amarelo dando beijinho

Fique SempreBem+

Inscreva-se em nosso boletim informativo semanal. Fique por dentro de histórias que vão inspirar você na nova idade!

[mailpoet_form id="1"]