Atualizado em: 21 de setembro de 2020

Quanto mais cedo começar a se cuidar, o passar dos anos pode ser mais ameno. Como envelhecer bem inclui mudar o estilo de vida e de pensar.

Passou dos 40, chegou aos 50, beirando os 60? Você já percebeu que não é fácil envelhecer. O passar dos anos vai deixando suas marcas. E, aí, corremos em busca de poções mágicas para apagar os sinais do tempo… ou, pelo menos, amenizar sua intensidade. As poções e os cremes são importantes. Mas, é preciso mais.

Tratamentos estéticos, estilo de vida saudável, um novo guarda-roupa ajudam muito, mesmo. Mas, não nos devolvem a juventude.

Então, como deixar os anos passarem com graça e leveza?

Como envelhecer bem e viver a maturidade de uma forma mais feliz?

Como envelhecer bem, de corpo e mente

Ainda bem que a medicina e a tecnologia fornecem várias maneiras para nos ajudar a manter a saúde do corpo e a beleza da pele com aparência mais saudável e jovial por mais tempo.

Você conhece o ditado “a beleza vem de dentro”? Especialistas sugerem que se você deseja parecer mais jovem, precisa pensar, agir e se sentir mais jovem. Por isso, adotar uma atitude mais feliz, positiva e engajada pode fazer as pessoas pensarem que você é mais jovem do que realmente é.

O tempo passa para todos, ninguém está livre. Mas, há algumas coisas você pode fazer para prolongar a saúde, a beleza e a consciência de si mesma.

Dicas de como deixar os anos passarem com graça e leveza

Como envelhecer bem e ter uma maturidade com mais leveza.
Como envelhecer bem com bem estar e tranquilidade. Imagem: Freepik.
  • Fazer exercícios regularmente mantém o corpo flexível e te ajuda a se movimentar com mais agilidade.
  • Pare de fumar e modere a ingestão de álcool pois eles envelhecem a pele mais rapidamente.
  • Use protetor solar o tempo todo, com atenção ao rosto, pescoço e peito, regiões onde a pele é muito fina. Os raios solares causam envelhecimento prematuro da pele. Mas, dedique alguns minutos do dia para se expor ao sol pois essa é a única forma do seu corpo produzir a vitamina D, essencial para a saúde dos ossos e prevenção de muitas doenças.
  • Mude a alimentação. Diminua a ingestão de carboidratos e aumente a ingestão de alimentos com pouca gordura e ricos em proteínas. É que a proteína diminui os níveis de insulina e estabiliza os níveis de açúcar no sangue, ajudando a evitar o ganho de peso e reduzindo o risco de doenças e estresse.
  • Fique de olho nos níveis das vitaminas de B6 e B12 (pois elas contribuem para reduzir o cortisol e aumentar os níveis de serotonina) e também dos antioxidantes ricos em vitaminas A, C e E, zinco e selênio (que são essenciais para livrar o corpo dos radicais livres ligados ao envelhecimento prematuro e ao desenvolvimento de doenças). Se for preciso, fale com o seu médico sobre a suplementação dessas vitaminas e minerais.
  • Tome água. Pelo menos 2 litros por dia, porque a água ajuda a limpar as toxinas do corpo e deixar a pele mais brilhante.
  • Durma o suficiente – de preferência oito horas – para rejuvenescer e reparar o corpo. Nossos corpos produzem hormônio do crescimento durante um sono profundo e reparador.
  • Cuide da pele do corpo. Esfolie a pele para estimular a circulação e estimular a renovação das células da pele já que esse é um processo que diminui à medida que a pele envelhece.
  • As mãos são uma das primeiras áreas a mostrar a idade. Por isso, proteja-as com protetor solar e use luvas para as tarefas domésticas. Use creme para as mãos todos os dias.
  • Cuide dos seus olhos. Eles também são uma das primeiras áreas a mostrar idade e estresse. Use cremes apropriados para essa região.
  • Menos é melhor na maquiagem. Os rostos mais maduros ficam melhor com um pouco de maquiagem mais leve. Bases e pó pesados acentuam as linhas de expressão e rugas. Se o batom penetrar nas pequenas linhas ao redor da boca, tente um lápis labial para delinear o formato.
  • Revise seu estilo. É difícil abandonar o seu estilo de roupa e cabelo de anos. Experimentar novo padrões pode te surpreender e te fazer se sentir mais jovem. Acompanhe as tendências da moda, mas com elegância. Cabelos brancos? Sinta-se à vontade para deixá-los prateados ou pintar os fios. Uma profissional de beleza pode te ajudar a escolher os novos tons e os cuidados com o cabelo.
  • Ah, tenha amigos. Divirta-se. Aprenda a ouvir e rir muito. Dançar, participar de um clube, envolver-se em uma instituição de caridade e conhecer novas pessoas. Esteja vivo – em mente, corpo e espírito. E mantenha sua mente ativa; nunca pare de ler e aprender.

Imagem de capa: Unsplash.

Você tem alguma dica para se cuidar na maturidade? Compartilhe em nossas redes sociais. Já sabe, adoramos estar com você.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

Quer mais histórias como essa?

Chocolate faz bem ao corpo… e à alma
Como espantar a solidão. Veja essas dicas fáceis

……………………………………………………………………………………………………………………………….

Gostou da matéria? Assine a nossa Newsletter e receba gratuitamente dicas para curtir a nova vida!