Atualizado em: 10 de fevereiro de 2021

No climatério e menopausa, a pele resseca, aparecem rugas e flacidez. Mas, com os cuidados certos, você pode diminuir esses efeitos.

Saber como cuidar da pele aos 50 anos ajuda a minimizar os efeitos da idade na beleza.

É que o período do climatério e menopausa pode trazer surpresas desconfortáveis para as mulheres.

Afinal, é uma fase da vida em que podemos pensar que, finalmente teremos um tempo maior para nós mesmas pois a vida está planejada, os filhos cresceram e as carreiras estão estabelecidas.

No entanto, muitas mulheres, algumas após os 40, outras após os 50 anos, se deparam com o surgimento de alterações na pele, sendo as reclamações mais comuns a flacidez, rugas,  manchas da idade e pele seca. Esses problemas são algumas das alterações causadas pelo desequilíbrio hormonal no climatério, que inicia geralmente após os 40 anos e vai até os 60.

Se você quiser saber como conquistar uma pele radiante na meia idade veja as dicas que a dermatologista Monica Aribi deu ao SempreBem.

Os cuidados de beleza devem mudar nessa idade assim como os cremes e cosméticos. Afinal, as necessidades da pele são diferentes agora. Por isso, saber como cuidar da pele aos 50 anos é tão importante.

Cuidar da pele aos 50 anos minimiza os efeitos da idade. Imagem: Anastasiia Ostapovych/Unsplash.

COMO CUIDAR DA PELE AOS 50 ANOS

Dermatologistas da Academia Americana de Dermatologia dizem que, embora muitas dessas mudanças sejam inevitáveis ​​devido à instabilidade dos hormônios, existem alguns cuidados que as mulheres podem fazer em casa para diminuir esses efeitos.

Eles explicam que, sabendo como cuidar da pele aos 50 anos, as mulheres podem continuar a ter uma pele saudável e sem manchas durante a meia-idade, período entre os 40 e 60 anos de idade, e mesmo depois dela.

Vejam as dicas para cuidar da pele durante o climatério e a menopausa.

Pele seca

Durante a menopausa, os níveis de estrogênio diminuem e a pele perde parte da sua capacidade de reter água, podendo ficar bastante seca.  

O que você pode fazer:

  • Lave o rosto com um limpador suave, pois o sabonete comum pode ressecar mais a pele madura.
  • Aplique um hidratante com ácido hialurônico ou glicerina. Não se esqueça de aplicar o hidratante no queixo e no pescoço.
  • Ao tomar banho, use água morna e não quente e seque a pele ao invés de esfregar a tolha, para evitar mais irritações.

Manchas da idade

Se você passou muito tempo ao sol sem proteção solar, poderá ver os efeitos agora. Podem aparecer manchas de idade e áreas maiores de pele mais escura no rosto, mãos, pescoço, braços ou peito. Atenção aos sinais do câncer de pele.  

O que você pode fazer para proteger sua pele:

  • Aplique protetor solar todos os dias antes de sair. Use um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior. Aplique em toda a pele que a roupa não cubra. Para aumentar a proteção solar, você também pode usar roupas de proteção UV, blusas de mangas compridas, chapéu de aba larga e óculos de sol.

    Isso pode ajudar a atenuar as manchas da idade, prevenir a formação de novas manchas e reduzir o risco de câncer de pele.
  • Marque uma consulta com um dermatologista para um exame da saúde da sua pele. O risco de desenvolver câncer de pele aumenta com a idade. Conforme o risco aumenta, os exames de câncer de pele se tornam muito importantes. Quanto mais cedo você encontrar um câncer de pele e tumores pré-cancerosos, mais tratáveis ​​eles serão. Faça um autoexame na pele periodicamente.
  • Peça ao seu dermatologista para recomendar tratamento para manchas senis. Se as manchas da idade te incomodam, existem produtos que podem ajudar a clarear as manchas. Procure produtos que contenham ácido glicólico ou ácido kójico. 

Além de cremes, o dermatologista também pode indicar outros tipos de tratamento para as manchas da idade como peelings ou lasers, para atenuar ainda mais a pigmentação.

Pele flácida e rugas

Na menopausa, a pele perde rapidamente o colágeno. Estudos mostram que a pele da mulher perde cerca de 30% de seu colágeno durante os primeiros cinco anos da menopausa. Depois disso, o declínio é mais gradual, cerca de 2% por ano durante os próximos 20 anos.

Conforme o colágeno diminui, nossa pele perde firmeza. Surgem a pele flácida, rugas, papada e poros dilatados.

O que você pode fazer:

  • Proteja sua pele do sol. Isso pode reduzir as rugas visíveis e prevenir novas rugas.
  • Considere o uso de produtos para a pele contendo retinol ou peptídeos. Esses ingredientes podem aumentar o colágeno em sua pele.

Essas são algumas dicas sobre como cuidar da sua pele aos 50 anos. O dermatologista pode te recomendar diversos tratamentos. E, o mais importante, avaliar se as manchas de pele são da idade ou câncer.

Imagem de capa: Freepik.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

 

Gostou da matéria? Assine a nossa Newsletter e receba gratuitamente dicas para curtir a nova vida!