Atualizado em: 19 de maio de 2020

A pandemia de coronavírus e a globalização estão impondo um novo jeito para os relacionamentos. Nesse cenário, a tecnologia ajuda nas conversas on line. Mas, como criar criar proximidade com as pessoas pela internet?

Apesar da distância física imposta pela quarentena, ou mesmo pelo distanciamento das famílias e amigos que moram em outros países, é possível criar proximidade entre as pessoas. As vídeo chamadas entraram definitivamente no dia a dia para reunir pessoas em encontros afetuosos e bem humorados e criar novas e boas memórias de vida.

Graças à tecnologia, com um computador e um aplicativo de conversa on line podemos alimentar nossos relacionamentos, conversar com as pessoas queridas, seja na mesma cidade ou a milhares quilômetros.

Esse tipo de contato é fundamental para que as pessoas continuem a “se ver” e criar memórias de vida.

Para quem vive a quarentena em casa, os desafios são diferentes. A proximidade também pode criar situações que afetam a comunicação entre as pessoas. A solução para esses relacionamentos também passa pela conversa e o bom humor.

É possível criar proximidade nas conversas on line

Tocar um familiar ou um amigo é impossível online. Ainda assim, é possível se sentir perto deles. Um estudo de pesquisadores da Universidade de Linkoping, na Suécia, comprova que, nas vídeo chamadas, as pessoas podem se sentir próximas umas das outras principalmente por meio do corpo e dos sentidos.

Os pesquisadores estudaram como três famílias que se mudaram para a China se comunicam com seus parentes na Europa. 

“Nosso estudo mostra que, em uma vídeo chamada, uma interação pode se desenvolver onde os participantes se sentem próximos. Essa interação é realizada pelo corpo e pelos sentidos, além de outros meios, como a câmera e a tecnologia. Essa pesquisa se tornou mais importante nesses tempos de pandemia, quando muitos de nós somos forçados a se comunicar digitalmente “, dizem os autores do estudo.

Humor, criatividade e memórias criam proximidade

Um fator que pode ajudar a construir uma proximidade emocional é o humor. A presença da câmera contribui para isso, por exemplo, aumentando o zoom em diferentes partes do corpo e excluindo outros, levando a piadas e risadas. Mas a proximidade também é criada através da capacidade dos participantes de serem criativos e lidar com as situações que surgem entre eles, durante a vídeo chamada.

Uma avó pergunta aos netos sobre como foi o seu dia, um contato físico é substituído por um toque na tela do computador, a alegria em conversas descontraídas e evocar memórias de quando estavam juntos fisicamente ajudam as pessoas a superarem o distanciamento, se sentirem próximas umas das outras e continuarem a criar memórias de vida.

Ferramentas para conversar on line com quem você gosta

Não é difícil começar uma rotina de conversas on line com quem você gosta. Existem ferramentas fáceis de serem instaladas no computador ou no celular.

Veja nesse site sobre tecnologia explicações simples de como instalar as ferramentas e os recursos que elas oferecem.

As mais populares, e gratuitas, são:

  • Zoom Meetings
  • Skype
  • Google Meet
  • Google Hangouts

Foto de capa: Alexa/Pixabay.

Não precisamos ficar “longe” de ninguém nesses tempos de distanciamento social. Com tecnologia e bom humor, dá para nos mantermos próximos, não de corpo, mas com a alma. E criar novas e boas lembranças de vida.

One thought on “Como criar proximidade nas conversas on-line”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *