Atualizado em: 30 de julho de 2020

Para algumas mulheres o chocolate chega a ser uma paixão. Mas, não dá pra comer todo dia. Com moderação, o chocolate faz bem ao corpo e à alma.

Esse “inverno” brasileiro é uma boa oportunidade para consumir delícias com chocolate. O bom é que, além de delicioso, o chocolate pode fazer bem à saúde.

Um novo estudo, da Sociedade Europeia de Cardiologia, diz que comer chocolate pelo menos uma vez por semana está associado a um risco reduzido de doença cardíaca.

A notícia é uma maravilha!

Chocolate faz bem para o coração, diz estudo

“No passado, estudos clínicos mostraram que o chocolate é benéfico tanto para a pressão sanguínea quanto para o revestimento dos vasos sanguíneos”, disse o autor do estudo, Dr. Chayakrit Krittanawong, da Faculdade de Medicina de Houston, EUA. “Agora, o nosso estudo sugere que o chocolate ajuda a manter os vasos sanguíneos do coração saudáveis”.

O estudo não aponta que tipo de chocolate é o mais saudável. O pesquisador alerta que quantidades moderadas de chocolate podem proteger as artérias coronárias, mas é provável que grandes quantidades não. As calorias, açúcar, leite e gordura em produtos disponíveis comercialmente precisam ser considerados, particularmente em diabéticos e obesos, disse ele.

Porque o chocolate dá sensação de bem estar

O chocolate contém nutrientes saudáveis que fazem bem ao corpo, como flavonóides, metilxantinas, polifenóis e ácido esteárico, que podem reduzir a inflamação e aumentar o bom colesterol.

O chocolate também fornece nutrientes que dão sensação de bem estar. Segundo o médico Victor Sorrentino, autor do livro “Segredos para uma vida longa”, o chocolate fornece o triptofano, presente no cacau. Esse aminoácido é responsável pela produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela melhora do humor, do sono e do apetite.

Você já percebeu essa sensação de bem estar ao comer chocolate?

O médico destaca que o “cacau é considerado um super alimento pela escala ORAC (Oxigen Radical Absorbance Capacity), a qual atribui valor antioxidante para substâncias e alimentos. Esta escala considera o cacau o alimento com maior nível de antioxidantes do mundo”.

O Dr. Sorrentino faz um alerta. Chocolate saudável deve ser “cacau 70%” e não conter gordura vegetal hidrogenada.

Receitinha de dar água na boca

O que acha de um chocolate quente para curtir as temperaturas amenas do nosso inverno? Essa receita da Rita Lobo é muito fácil e rápida.

*

Chocolate faz bem para o corpo e é gostoso de qualquer jeito. Foto: Unsplash

  

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de chocolate amargo picado (cerca de 70 g)
  • ½ xícara (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de creme de leite fresco

Preparo

Numa panela pequena, coloque o leite, o creme de leite e o chocolate picado. Leve ao fogo médio e cozinhe, mexendo com um batedor de arame para dissolver o chocolate.

Assim que ferver, abaixe o fogo e continue mexendo com o batedor de arame por cerca de 10 minutos, até engrossar e ficar mais escuro. Desligue o fogo e divida em duas canecas pequenas. Sirva a seguir.

*

Quer saber a quantidade de chocolate que é saudável para você? Converse com o seu médico. Diabetes ou sobrepeso podem ser uma barreira para o consumo de chocolate.

Foto de capa: Nathana Rebouças/Unsplash

Você prefere o chocolate em barra ou gosta de cozinhar? Tem uma receita favorita? Compartilhe aqui com a gente!

Quer mais histórias como essa?

Alimentos que fortalecem as defesas do corpo
Açúcar e envelhecimento, uma combinação para se evitar

……………………………………………………………………………………………………………………………….

Gostou da matéria? Inscreva-se gratuitamente em nossa News e receba dicas para curtir a nova vida!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *