Atualizado em: 4 de maio de 2020

Passar pela menopausa pode ser muito desconfortável para as mulheres. Todas vivem essa fase e muitas precisam de ajuda para aguentar os sintomas. Mas, uma ajuda importante vem da Fitoterapia. É que os chás de plantas medicinais podem aliviar os efeitos da menopausa. 

Insônia, irritabilidade, fadiga, calores, ganho de peso, depressão…. a lista de sintomas da menopausa pode ser ainda maior.

A menopausa é um dos eventos biológicos mais importantes na vida de uma mulher. Ela acontece por volta dos 51 anos de idade transformando o modo de viver da mulher para sempre.

A menopausa é a última menstruação e acontece por causa da redução na produção de hormônios sexuais. Os sintomas que surgem nesse processo podem ser leves para algumas mulheres, mas angustiantes para outras.

Portanto, encontrar maneiras de aliviar os sintomas é absolutamente necessário para proteger a saúde mental e física das mulheres na menopausa e a continuação da vida de maneira confortável.

Como aliviar os sintomas indesejáveis da menopausa

Uma das formas mais procuradas para aliviar os sintomas da menopausa são os chás medicinais. Eles fazem parte da Fitoterapia, que é o estudo das plantas medicinais para aplicações nos tratamentos de doenças.

Para entender melhor como os chás podem aliviar os sintomas da menopausa nós ouvimos um terapeuta. São dicas importantes sobre como as mulheres podem se beneficiar dos chás medicinais para viver melhor esse período de transição, que pode durar alguns anos.

A terapia dos chás para os sintomas da menopausa 

Devido a sérias complicações e riscos do uso de hormônios de reposição, o uso de tratamentos naturais, sem complicações e de baixo custo, como remédios à base de plantas, é bem-vindo às mulheres em geral. 

Usar os chás para cuidar da saúde é um costume milenar da humanidade. Nós somos de uma geração que teve a sorte de conviver com avós que conheciam plantas medicinais e seus usos para cuidar da saúde da família.

Os fitoterapeutas retomam essa sabedoria, hoje comprovada por estudos científicos.

As dicas de um terapeuta para o uso dos chás medicinais

“Os chás podem ajudar bastante a amenizar os sintomas da menopausa”.

O terapeuta Ademar Menezes Junior se apaixonou pelas plantas medicinais logo ao se formar como engenheiro agrônomo. Começou fazendo pesquisas em uma universidade e completou seus estudos se formando em Terapia Floral, Homeopatia, Acupuntura, Reiki. Esse foi um caminho que ele começou há mais de 30 anos. Atualmente, Ademar Menezes atua como terapeuta floral e dirige a Oficina de Ervas, especializada em plantas medicinais, e a Kampo de Ervas, que produz alimentos funcionais como chás terapêuticos, encapsulados, suplementos alimentares e ervas aromáticas. Grande parte dos insumos é produção própria.

“Nós sempre utilizamos as plantas medicinais. Os animais também usam plantas medicinais. Mas, nas últimas décadas, surgiram dificuldades com o objetivo de afastar as pessoas desse contato com as ervas para beneficiar a indústria farmacêutica. Perdemos muito desse conhecimento milenar. Atualmente, pesquisadores em todo o mundo procuram resgatar essa sabedoria para aplicar na saúde.” 

Aqui, o terapeuta explica como as plantas medicinais podem ajudar a amenizar os sintomas da menopausa.

Como usar as ervas medicinais na menopausa?

“O chá é o jeito mais fácil de usar ervas medicinais em qualquer situação, inclusive na menopausa. Mas tem outras maneiras: junto com um suco, em cápsulas, tintura (solução hidroalcoólica), extrato fluido (concentrado), extrato seco (encapsulada), instantâneos, cataplasmas, unguentos, cremes, inalação. As ervas também podem ser utilizadas no preparo de xarope e licores”. 

Como os chás medicinais podem amenizar os sintomas da menopausa?

“Os chás medicinais podem ajudar a aliviar a menopausa de uma forma bem intensa. Sintomas como irritabilidade, tensões, mal estar e os calores podem ser amenizados e as ocorrências, espaçadas. A Fitoterapia ajuda a mulher a passar esse período de forma mais branda. As mulheres devem entender que a menopausa é um processo natural. As ervas são usadas para aliviar os sintomas”.  

Quais as plantas indicadas para os sintomas da menopausa?  

“Existem muitas plantas que agem sobre o desequilíbrio hormonal das mulheres durante a menopausa. Mas, as ervas devem ser recomendadas por um profissional que lida com plantas, como nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros, terapeutas, raizeiros antigos. Também é preciso desconfiar de propaganda que promete curar tudo, o que é proibido pela Anvisa”.

Essas são as plantas que mais recomendo na menopausa:

SOJA – Quando comecei na Fitoterapia as isoflavonas, substâncias extraídas da soja, eram muito utilizadas como repositor hormonal. Ela ainda é importante na reposição hormonal, as pessoas se sentem muito bem com ela.

MACA PERUANA – É uma planta que ajuda muito na produção hormonal em mulheres e também nos homens.

Indico para os homens em casos de impotência e queda da libido, mas também para dar mais energia e mais disposição para enfrentar o estresse do dia a dia.

Para as mulheres, age da mesma forma: melhora a libido, ajuda a regularizar o ciclo menstrual no início da menopausa, tira a sensação de cansaço, de fraqueza, dá mais pique, mais disposição.

AMOREIRA – Normalmente, utilizamos as folhas da amora. Tem um resultado incrível no controle dos “fogachos”.

CIMICIFUGA – É usada para regularizar o ciclo menstrual, ameniza os calores e outros sintomas. 

ÓLEO DE PRÍMULA – Extraído da semente de prímula, ajuda demais no controle da TPM. Na menopausa, esse óleo atua como regulador hormonal e sem efeitos colaterais. Também é bom para melhorar a pele ressecada, comum na menopausa.  

HIPÉRICO – Essa planta é um antidepressivo pois estimula um pouco a secreção de serotonina. A depressão pode aparecer na menopausa por causa das mudanças biológicas. Aumento de peso e surgimento de rugas podem deprimir as mulheres. O chá de hipérico dá uma alegria, mexe no emocional.

Outras plantas que também acalmam são a melissa, capim limão, maracujá, valeriana, kava kava, entre outras.  

SÁLVIA – É conhecida como condimento na cozinha. Ajuda no equilíbrio hormonal de forma suave.  

Os chás para a menopausa são uma alternativa à Terapia de Reposição Hormonal?   

“As plantas medicinais são cada vez mais uma alternativa para ajudar o equilíbrio hormonal das mulheres na menopausa pois é evidente que a reposição hormonal sintética é prejudicial à saúde das mulheres. Nem todas podem fazer esse tipo de reposição.

Além disso, as mulheres estão se conscientizando que a menopausa é um processo normal e buscando soluções para os sintomas sem agredir o organismo. As plantas medicinais são uma alternativa para trazer alívio, sem correr risco.

Existem outras formas de aliviar os sintomas da menopausa, mas a Fitoterapia é uma das tradições mais antigas, onde a mulher se sente mais apoiada, mais reconfortada”.  

Que delícia tirar um tempinho para um chá. Além de amenizar o desconforto da menopausa, este pode ser aquele momento só seu, uma paradinha no dia para se apreciar e refletir que este é só mais um momento de mudança. Afinal, já passamos por tantos recomeços, não é? 

Foto de capa: Pixabay.

Você gostou dessa matéria? Assine a nossa newsletter e receba dicas sobre bem estar e estilo de vida.

One thought on “O poder dos chás para os sintomas da menopausa”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *