Atualizado em: 18 de março de 2019

Com avaliação individual, a Nutrição Estética atua para resolver problemas que afetam a beleza 

O que comemos, ou o que não comemos, tem relação direta com a saúde e a beleza. Como as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e a alimentação, a Nutrição Estética se destaca orientando pacientes sobre cuidados dietéticos e produtos dietoterápicos.

Considerando as necessidades estéticas dos pacientes, o nutricionista une os cuidados com a saúde e a alimentação aos procedimentos dedicados ao corpo e aparência, a beleza e a forma física.

A Nutrição na saúde e na beleza da mulher está tão em evidência que é o tema de um dos principais encontros de nutricionistas nesse ano, o 6º. Meeting Brasileiro de Nutrição Estética, que acontece em maio, em São Paulo.

Beleza de dentro para fora

Nutricionista Thaiza Nunes explica os benefícios da alimentação para a beleza da mulher.

A nutricionista Thaiza Nunes, gerente do evento, explica que a Nutrição Estética atende ao conceito in & out, onde a beleza vem de dentro para fora. Ela explica que cuidar da saúde da mulher por meio da nutrição tem como consequência a melhora de algumas desordens estéticas.

“A Nutrição vem crescendo cada vez mais e através dela, de uma boa alimentação e da prescrição de bons nutracêuticos, suplementos e superfoods, conseguimos melhorar de forma expressiva a saúde da mulher. Vemos avanços no tratamento de SOP (síndrome do ovário policístico), melasma e alopecia além do uso de compostos bioativos, todos temas de palestras do MBNE 2019”.

Principais alimentos em um cardápio com foco em estética

A nutricionista Thaiza explica que cada paciente é avaliado individualmente e que, por isso, não existe um padrão nas recomendações.

No entanto, alimentos ricos em vitaminas A, C e E, que atuam como poderosos antioxidantes no organismo, podem ajudar a retardar o envelhecimento precoce, melhorando o aspecto da pele, por exemplo.”

A nutricionista dá alguns conselhos:

  • Investir em uma dieta rica em frutas e vegetais, uma vez que estes são fontes importantes de vitaminas A e C.
  • Consumir óleos vegetais, oleaginosas, ovos e vegetais folhosos que contêm vitamina E em abundância.
  • Para a saúde dos cabelos, alimentos ricos em zinco e selênio contribuem para o fortalecimento e enrijecimento dos fios. A castanha-do-pará e a aveia possuem alto teor desses minerais, enquanto peixes como atum e salmão, e a semente de girassol contêm selênio em boas quantidades.

Suplementação pode fazer parte da dieta

A suplementação é importante quando o profissional constata, por meio de avaliação presencial e exames laboratoriais, uma deficiência de micronutrientes cuja alimentação não é capaz de suprir, explica a nutricionista Thaiza Nunes.

“Além disso, os suplementos são importantes quando o indivíduo apresenta alguma questão metabólica que reflete direta ou indiretamente em uma carência de vitaminas e minerais. No entanto, ao se tratar de um indivíduo saudável, uma alimentação variada é o suficiente para garantir os nutrientes necessários ao organismo”.

Nutrição estética é diferente para os homens

Considerando que homens e mulheres  apresentam demandas estéticas específicas, o Nutricionista Estético pode ajudar a alcançar resultados cada vez mais promissores.

“O público masculino tem se preocupado com questões de saúde e beleza, de modo que houve um crescimento significativo na procura por tratamentos faciais e de emagrecimento entre os homens. Entre as principais queixas masculinas nos consultórios, pode-se citar a alopecia androgenética, o acúmulo de gordura na região abdominal e o envelhecimento da pele”, explica Thaiza Nunes.

Foto de capa: silviarita/Pixabay

 

Gostou da matéria? Assine a nossa Newsletter e receba gratuitamente dicas para curtir a nova vida!