Atualizado em: 7 de dezembro de 2020

Nutricionista explica porque o funcionamento do nosso corpo se torna lento na menopausa favorecendo o ganho de peso

Por: Mirtes Wiermann

Como acelerar o metabolismo na menopausa é o desejo número 1 para a maioria das mulheres nessa fase da vida.

Se lembra de quando tinha 20, 25 anos? Você podia devorar uma pizza ou um sanduiche e a cintura continuava a mesma.

Agora, só de olhar um pedaço delicioso de bolo já engordamos uns dois quilos, não é?

Afinal, o que muda no climatério, aquele período que marca o fim dos nossos hormônios sexuais e que acontece entre os 45 e 55 anos de idade, em geral?

O QUE É METABOLISMO

Já percebeu que ganhamos peso na perimenopausa e na menopausa, no antes e depois da última menstruação?

Um dos motivos para o ganho de peso na menopausa é a desaceleração do metabolismo. E o que é metabolismo?

O metabolismo são as reações químicas que acontecem dentro do nosso corpo. Por exemplo, para digerir um alimento ou produzir adequadamente um hormônio, nosso corpo depende de reações químicas.

Ganhar peso com facilidade, dificuldade para emagrecer, ganho de peso mesmo comendo pouco são alguns sintomas de metabolismo lento.

Conversamos com a nutricionista Thais Dias para saber como acelerar o metabolismo e emagrecer na menopausa.

PORQUE O METABOLISMO FICA LENTO NA MENOPAUSA

A dra. Thais Dias explica que existem vários motivos para o metabolismo ficar lento na menopausa, mas ela destaca dois.

“O primeiro é o fato de que o nosso corpo, com o passar dos anos começa a “economizar energia” e gastar menos calorias para realizar funções essenciais à vida, como a circulação do sangue, respiração e funcionamento dos órgãos em geral. O segundo é que, com o passar dos anos, devido às alterações hormonais, as mulheres começam a acumular mais gordura e perder massa magra (músculos) naturalmente. Essa mudança na composição corporal, e especialmente a perda de massa magra, afeta o metabolismo de maneira negativa pois o tecido muscular (massa magra) é um tecido mais ativo, que gasta mais calorias. Sendo assim, quanto menos massa magra nós temos, mais devagar nosso metabolismo fica”.

PORQUE GANHAMOS PESO NA MENOPAUSA

No climatério, período entre os 45 e 55 anos de idade, podemos ganhar peso. Perguntamos à nutricionista se isso acontece por causa da desaceleração do metabolismo.

“Essa queda no metabolismo pode colaborar para o ganho de peso, mas certamente não é o único fator. Como nutricionista especialista em emagrecimento feminino, o que eu observo (e estudo através de artigos) é que, na verdade, esse ganho de peso acontece pela soma de múltiplos fatores, sendo que podemos destacar:

  • Dieta desequilibrada, muito rica em massas, pães, doces, açúcar e industrializados
  • Sedentarismo
  • Estresse
  • Má qualidade do sono
  • Ingestão inadequada de água ao longo da vida

COMO ACELERAR O METABOLISMO NA MENOPAUSA E PERDER PESO

Para conseguir acelerar o metabolismo na menopausa temos que sair da nossa zona de conforto.

“O emagrecimento definitivo requer mudança de hábitos e no estilo de vida. Sendo assim, é importantíssimo que a mulher na menopausa pratique exercício físico, controle o estresse, durma bem, beba pelo menos 2 litros de água por dia e se alimente bem.

No quesito alimentação, o que eu recomendo é tirar o açúcar e farinha da rotina e que a dieta seja baseada em comida de verdade: frutas, verduras, legumes variados, ovos, carnes, castanhas, azeite, peixes e carboidratos bons como feijões, batatas, mandioca e alimentos integrais.

A mudança na qualidade da alimentação é essencial e garante a perda dos primeiros quilinhos através de um processo de reeducação alimentar”.

Comida de verdade ajuda a emagrecer. Imagem: Taylor Heery/Unsplash

 

COMO EMAGRECER NA MENOPAUSA

Perguntamos para a nutricionista se emagrecer na menopausa depende apenas do metabolismo. Ela disse que não.

“Além dos fatores que eu citei na pergunta anterior, vejo que é muito importante também fazer um controle do lado emocional, pois na maioria das vezes comemos e beliscamos demais (principalmente no período da tarde/noite) por ansiedade. E o primordial: emagrecer depende da vontade de fazer boas escolhas e estar aberta a mudar hábitos para ter uma melhor qualidade de vida”.

É POSSÍVEL, SIM, PREVENIR O GANHO DE PESO NA MENOPAUSA

“A preocupação com todos os pilares de uma vida feliz e leve na menopausa deve começar o quanto antes:

  • Água
  • Sono
  • Intestino
  • Exercício físico
  • Alimentação
  • Controle do estresse

E, para aquelas mulheres que, infelizmente, não conseguiram se dedicar a esse autocuidado antes da menopausa chegar, eu tenho uma boa notícia: nunca é tarde! Busque ajuda profissional para melhorar sua qualidade de vida, saúde e poder vestir aquela roupa que você tem guardada no armário. Menopausa é apenas um dificultador do processo de emagrecimento, mas não impede. É super possível emagrecer mesmo nessa fase da vida desde que você esteja focada em mudar hábitos”.

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Você gostou dessas dicas da dra. Thaís?

Para saber mais, vá ao instagran da nutricionista: Instagram: @thaisdiasnutri

Nutricionista Thais Dias
Nutricionista Thais Dias

“Por lá dou aulas gratuitas todas as segundas feiras, às 21h, com várias dicas sobre emagrecimento feminino. Além disso, diariamente, dou dicas para quem quer emagrecer com saúde através da reeducação alimentar”.  

Thais dias é nutricionista, especialista em emagrecimento feminino e já ajudou mais de mil mulheres a melhorarem sua saúde e autoestima através da reeducação alimentar.

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Imagem de capa: Freepik.

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