Atualizado em: 3 de junho de 2020

Gestos simples, como dar as mãos e abraçar, sem intenção sexual, ajudam os casais a terem mais satisfação nos relacionamentos românticos.

O abraço em um relacionamento a dois. Para a maioria das pessoas, é muito bom receber um toque afetuoso de um parceiro romântico.

O que as pessoas podem não saber é que receber abraços, beijos e massagens nas costas pode contribuir para a saúde e o bem-estar e para manter a satisfação no relacionamento ao longo do tempo.

Sabemos disso, até por experiência. Mas, este é um tema que a ciência quer comprovar. Estudos não faltam certificando o poder do abraço.

Em uma dessas pesquisas, a conclusão é que o toque afetuoso promove o bem- estar nos relacionamentos íntimos.

De acordo com o estudo, quando as pessoas recebem um toque afetuoso, sentem-se cuidadas, protegidas e amadas.

Com as mudanças fisiológicas resultantes da experiência do toque físico as pessoas que recebem o toque têm mais capacidade de gerenciar o estresse e os conflitos de relacionamento e podem querer investir mais no relacionamento”, diz pesquisadora Brittany Jakubiak, da Universidade de Syracuse.

O abraço afetuoso num relacionamento a dois

Vamos lá, dê um abraço em seu parceiro enquanto estão vendo um filme na tv, por exemplo. Ou, simplesmente, se dêem as mãos. Gestos afetuosos, sem conexão sexual, podem ajudar a construir um relacionamento mais forte.

O abraço afetuoso tem uma função muito importante no relacionamento a dois.

Um estudo na Universidade do Estado de Nova York concluiu que, quanto mais simples demonstrações de carinho os casais experimentavam, mais se sentiam satisfeitos com o toque de seus parceiros.

“O toque é positivo, a cereja no topo do bolo do casamento”, diz a autora Samantha Wagner, fascinada pelas possibilidades curativas do toque.

A pesquisadora, no entanto, chama a atenção para o momento atual da pandemia do Covid-19. À medida que a pandemia continua, os casais podem pensar em aumentar os gestos de afeto para diminuir o estresse – desde que seus parceiros sejam receptivos e dispostos.

Um toque afetuoso pode fazer maravilhas para um casal. Aumenta a satisfação no relacionamento, a confiança, o bem estar, diminui o estresse. Se o seu parceiro gosta de demonstrações de afeto, por quê não?

Foto de capa: Freepik.

Você gostou dessa matéria? Assine a nossa newsletter e receba dicas sobre bem estar e estilo de vida.

Quer mais histórias como essa?

Dicas para melhorar o relacionamento a dois na quarentena

Como criar proximidade nas conversas on-line

Gostou da matéria? Assine a nossa Newsletter e receba gratuitamente dicas para curtir a nova vida!