Atualizado em: 12 de setembro de 2020

O batom é essencial na maquiagem das mulheres. Duas especialistas em imagem, falam de sua paixão por batons. Elas concordam: não importa a cor, todas nós precisamos dele.

Qualquer mulher que use um batom conhece a sensação que ele provoca. Depois dos olhos, os lábios são o atrativo mais poderoso num rosto. E, se você passou dos 50 anos, deve ter descoberto que o batom, de qualquer cor, levanta e ilumina o rosto. Fundamental, não é?

O batom é o cosmético mais usado no mundo. Por aqui, ele é uma paixão nacional feminina. Somos o 4º. país que mais consome batom.

Entre tantas cores de batom, o vermelho é especial. Tem história de sedução, de beleza, de empoderamento feminino. Os lábios vermelhos são um visual de beleza que está sempre na moda.

Mas, não importa a cor do batom, ele é imprescindível para as mulheres na maturidade, dizem os especialistas. Fazem bem para o visual, para a vaidade e para a auto estima.

É o que dizem as especialistas em imagem, apaixonadas pelo batom, com quem conversamos.

O batom é sua marca registrada

Tânia Lima: “Não vivo sem batom, de várias cores”.

A Tânia Lima (Tuca) é senior model, consultora de estilo e imagem e tem um canal no Youtube para dicas de estilo. O batom é a marca registrada dela, desde a juventude. Conversamos com a Tânia para entender essa história de amor com o batom.

Como se sente usando batom… ou não usando?

“Eu não fico um segundo sequer sem batom. Acredito ser mesmo uma das minhas marcas registradas. Usando batom eu me sinto feminina, poderosa, confiante, sedutora, tudo o mais que uma mulher deve sentir. E, quando eu não uso, confesso que eu me sinto nua.”

Você acha que o batom é essencial para a mulher madura?

“Sem dúvida alguma! Mulher madura pode não ter mais os lábios tão delineados, o design tão definido e o batom traz de volta vida ao sorriso, traz uma harmonia para o rosto. Não consigo entender a mulher sem batom… Eu realmente não vivo sem.

Batom até para dormir?!

“O batom é algo que pertence a mim, pertence ao meu rosto, eu não gosto nem de dormir sem batom. Eu tenho um batom específico até para dormir. É claro que ele não sai, ele fixa, mantém meus lábios hidratados e dá uma leve tonalizada nos lábios.”

Como você começa o seu dia?

“Depois do meu ritual de beleza diário pela manhã posso usar somente um hidratante na pele, mas nunca fico sem batom. Tenho baton para uso durante o dia, à tarde e também à noite.”

Qual o seu batom preferido?

“Bem, eu tenho várias marcas prediletas e eu elegi algumas cores que me favorecem. Como eu tenho os lábios muito finos, e a boca bem delicada, num rosto muito expressivo como o meu, batom se torna imprescindível.

Como marcas, das internacionais, eu gosto muito da Mac, Lancôme, Shiseido e Channel. Dos nacionais, eu gosto do Make B, Revlon, Eudora, Quem disse Berenice.

Essas marcas me proporcionam conforto, design da boca com muita segurança e uma cobertura que não vai escorrer.”

Você tem uma cor de batom preferida?

“Sobre as cores e tons, eu opto pelos corais vivos, os vermelhos abertos e claros, os pinks e os rosáceos com toques lilases.

  • Shiseido Modern Matte Power Lipstick F509
  • M·A·C Matte Lipstick So Chaud
  • Batom Líquido Matte Shaker Lancôme
  • Batom Allure Velvet Chanel
  • Batom Mate Pink Vip Make B
  • Batom Revlon Super Lustrous 674 Coral Berry
  • Eudora GLAM Batom Líquido Matefix Nude Rose
  • Quem Disse Berenice Pink-li e Melancia

Tem uma cor de batom para o dia ou noite?

“Sim. Para o dia eu opto para os tons mais claros e cores que se aproximam da cor natural da boca. À tarde, eu pulo para os corais vivos. E à noite, eu já ouso um pouco mais. Vou para os vermelhos abertos, para os pinks iluminados. Eu não gosto de batom com muito brilho, prefiro os mais opacos.”

Essa visagista não vive sem os tons vermelhos   

Denise Kiya: “Batom tem a ver com a personalidade da mulher.”

A conversa, agora, é com a visagista Denise Kiya. Ela também é adepta de usar batom o tempo todo. Os lábios marcados em tons de vermelho, vinho ou mate são a sua melhor expressão.   

“Eu gosto deles porque são tons muito femininos, são cores que me valorizam bastante. Uso os de longa duração. Eu adoro ficar de batom o tempo todo.”

O vermelho é muito ousado?

“As mulheres têm que ter uma certa coragem para usar os tons de vermelho. Eles mostram feminilidade, mas também uma força. A mulher que usa o batom vermelho se sente poderosa. Ela chama a atenção e ela gosta dessa projeção que o batom, quando ele aparece mais, dá prá gente.”

O que o batom diz sobre a mulher ? 

“Batom tem a ver com a sua personalidade, a forma como você quer se projetar para o mundo. Já falamos do vermelho, uma cor para quem se projeta. Para as mulheres românticas, o batom deve ser mais comedido, como os tons de boca, rosado queimado, um rosinha ou nude, pêssego. À noite, muitas brincam com os tons mais escuros. Porém, eu acredito que não existe batom para o dia e para a noite. Eu mesma uso um batom para o dia e para a noite também.”

Quais os seus batons preferidos?

“Não posso dizer que tenho um batom preferido. Eu uso muito esses:

  • Diva (Mac)
  • Rubi Woo (Mac)

O batom é essencial para a mulher madura?

“Sim, ela precisa de batom. Os lábios dizem muito sobre o que você quer expressar ao mundo, como você se pronuncia para o mundo. E o batom é a marca dessa expressão. Além disso, a mulher que usa batom se sente mais bonita, com a auto estima mais elevada. E todas cores de batom estão liberadas, não importa a idade.”

Você tem uma cor de batom preferida? Usa o vermelho? Prefere os tons mais claros?

Quer mais histórias como essa?

Dermatologista diz como conquistar uma pele radiante
Cremes anti-idade: o que são e como funcionam

Gostou da matéria? Assine a nossa Newsletter e receba gratuitamente dicas para curtir a nova vida!